21.8 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 27 setembro 2021

13ª Região da Polícia Militar realiza solenidade em homenagem ao aniversário de 246 anos da Polícia Militar de Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Gerais é a instituição policial mais antiga do Brasil. Teve sua
origem em 9 de junho de 1775, no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, então capital da Capitania de Minas Gerais.

Nas fileiras da Corporação, um personagem histórico marcou época, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792). O herói da Inconfidência Mineira, tornou-se o patrono nacional das polícias militares.

Todos os anos, no aniversário de sua criação, a Instituição concede a mais alta comenda, a Medalha “Alferes Tiradentes” que objetiva reconhecer serviços relevantes à corporação e à sociedade. A medalha é uma reverência ao protomártir da independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Tiradentes, cujo valor e exemplo transcendem as fronteiras do tempo.

As festividades dos 246 anos da PMMG aconteceram nos 853 municípios do Estado. Assim também, a 13ª Região da Polícia Militar celebrou, com grande júbilo, tão importante data, com a entrega de medalhas e diplomas àqueles que contribuíram para o aprimoramento e a eficiência dos trabalhos da Polícia Militar no cumprimento da missão de preservação da
ordem pública.

Ultimas Noticias