Na terça-feira, dia 31 de outubro, foi realizada na sede do 31º Batalhão de Polícia Militar, o Primeiro Seminário sobre uso da força letal nas intervenções policiais. Com a presença do Comandante da 13ª Região da Polícia Militar, Coronel Floriano e do Comandante do 31º Batalhão, Tenente-Coronel Eduardo, os presentes tiveram oportunidade de participarem de quatro palestras relacionadas ao tema.
A primeira palestra do seminário foi proferida pelo Assessor Militar do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Coronel Gilmar Luciano Santos com o tema: “Aspectos legais do uso da força letal nas intervenções policiais”.
O Comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar, Coronel Juliano José Trant foi o segundo palestrante, falando sobre o tema: “Protocolo de uso da força letal em intervenções policiais”.
Iniciando a segunda parte do Seminário, após o período do almoço, foi a vez do Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Doutor André Estévão Ubaldino de fazer o uso da palavra, debatendo sobre: “Uso da força letal em intervenções policiais: o controle externo da atividade policial pelo Ministério Público.
O último palestrante foi o Chefe da segunda seção da Corregedoria da Polícia Militar, Capitão Rafael Avelar Faria, falando sobre: “Cenário de uso da força letal em intervenções policiais na Polícia Militar de Minas Gerais”.
Estiveram presentes no Seminário, representantes dos 24 municípios do 31º BPM, tropa da 302ª Cia Tático Móvel e da Administração da Unidade, além de policiais militares da 13ª RPM, 9º BPM e 38º BPM.
Ao final, o Comandante da 13ª RPM agradeceu os palestrantes e falou sobre a importância do tema para a Unidade.
Os palestrantes receberam um certificado de agradecimento
e a moeda “Jubileu de Prata” – comemorativa dos
25 anos do 31º BPM.