29.2 C
Conselheiro Lafaiete
sábado, 25 setembro 2021

Prefeitura de Ouro Branco tira dúvida da população sobre ocupação hospitalar

Tire suas dúvidas sobre a questão da ocupação de leitos da Rede Pública em Ouro Branco

 

Saúde

A Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Saúde, Diretoria Geral do HRC,  esclarece algumas questões sobre os atendimentos e número de leitos hospitalares na Rede Pública Municipal no Hospital Raymundo Campos. 

Hospital Raimundo Campos

Quantos leitos temos no HRC?
10 Leitos na Ala para Tratamento e Isolamento de Síndromes Respiratórias. Destes leitos, 6 estão equipados com aparelhos necessários para assistência ao paciente que precisar de ventilação mecânica. 

28 Leitos de Clínica Médica: casos de doenças gerais, doenças agudas ou preexistentes, por exemplo, diabetes, cardiopatias, infartos, AVC’s, pacientes de trauma (excluídos os pacientes de politrauma graves).

2 Leitos Sala Vermelha: leitos equipados com monitores multiparâmetros, respiradores, bombas de infusão, desfibrilador e demais equipamentos. 
6 Leitos de Observação na Emergência: pacientes que ficam em observação após os primeiros atendimentos. 

Quantos aparelhos respiradores Ouro Branco tem na Rede Pública?
No Hospital Raymundo Campos são 8 aparelhos (6 na Ala para Tratamento de Síndromes Respiratórias e 2 na Sala Vermelha).

Como é calculado o índice de ocupação hospitalar que aparece nos Boletins Diários do Covid-19?

A porcentagem divulgada diz respeito ao número de pacientes internados na Rede Pública na Ala para Tratamento e Isolamento de Síndromes Respiratórias do HRC.  

Por que em algumas ocasiões o número de pacientes de Ouro Branco internados com Covid e superior ao número de leitos da Ala?

O número que consta no Boletim do Covid-19 diz respeito a TODOS os pacientes de Ouro Branco internados e que estão confirmados com Covid-19 e não apenas aos pacientes que estão internados no HRC. Há casos de pacientes de OB com Covid-19 internados em Ouro Branco na Rede Pública e particular. Há casos de pacientes de OB, mas que devido à gravidade do quadro foram transferidos pela Rede SUS Fácil para a Microrregião de Congonhas ou Lafaiete e, eventualmente, pacientes transferidos para a Macrorregional de Barbacena. Podem o ocorrer ainda casos de pacientes que buscam atendimento médico de internação por Covid-19 em outras cidades do Estado. 

*Os atendimentos em Saúde são sempre individualizados e complexos e demandam atenção e tratamento humanizado das Equipes de Saúde. O que a Prefeitura de Ouro Branco pede aos moradores é que estejam em alerta pois as taxas de ocupação hospitalar em Ouro Branco e em toda a região estão cada vez mais altas, variando sempre acima de 90%.

A sobrecarga nos hospitais causa dificuldades nos atendimentos, levando a falta de equipamentos e a exaustão dos profissionais da Saúde. Faça sua parte! Colabore, use máscaras, evite aglomerações. 
Central de Informações contra o Covid-19 3938 -1168 e 3938-1169

por Secom

Ultimas Noticias