Com bordão “De peito aberto para levar a emoção do futebol”, comunicador com mais 33 anos de Rádio Carijós e relembrou com amigos quando viu Mineirão com 132 mil pessoas
Conselheiro Lafaiete e região guarda na memória do rádio uma voz inconfundível: Nilson Canuto. São 40 anos de rádio, sendo mais de 33 anos dedicados à Rádio Carijós, onde se tornou referência como narrador esportivo, repórter de campo e apresentador do consagrado programa,”Show da Tarde”.
Versátil e ágil como poucos, Nilson fazia o que quase ninguém fazia: narrava o primeiro tempo das partidas na cabine e, no segundo tempo, descia para o gramado para fazer as reportagens ao vivo, no fio do microfone, trazendo a emoção do jogo e banco de reservas.
Nessa trajetória de Nilson Canuto, 29 anos dedicados ao futebol, do amador ao profissional, Canuto viajou o Brasil levando o nome da Rádio Cárijos de Lafaiete para os maiores templos do futebol: Maracanã, Morumbi, Pacaembu e Mineirão dentre outros. Foi no Gigante da Pampulha que viveu um de seus momentos mais marcantes: a final do Campeonato Mineiro de 1997 entre Cruzeiro e Vila Nova, com o estádio lotado com 132.834 torcedores, recorde histórico.
“De peito aberto de bem com a vida para levar a emoção do futebol”, relembra Nilson, com o bordão que virou sua marca registrada, sempre anunciado pela vinheta esticada: “Niiilsoon Canutooo”.
Fora do esporte, Nilson marcou as tardes lafaietenses no programa Show da Tarde. O programa, líder de audiência, tinha uma fórmula única: abria com o sucesso de Gonzaguinha “O que é, o que é?” e com a oração do comunicador que ficou na memória dos ouvintes:
“SENHOR, QUE NOSSA VOZ SE TRANSFORME EM CANÇÃO, ILUMINANDO A VIDA DAS PESSOAS…”
Ao final do programa, outra oração ainda mais forte. Era tamanha a conexão com o público que os ouvintes ligavam pedindo: “coloca meu nome na prece do dia”.
“Não era só rádio. Era companhia, era fé, era acolhimento”, resume o comunicador.
Nilson Canuto é parte viva da história da comunicação de Conselheiro Lafaiete. Uma história de peito aberto, microfone ligado e amor pelo rádio.
Redação:Quero agradecer a um amigo, que me deixou muito emocionado com este texto e o banner,tivemos uma conversa sobre minha história na Rádio Cárijos.
Nilson Canuto

