16.9 C
Conselheiro Lafaiete
terça-feira, 19 outubro 2021

AAGRIFAM – Associação de Agricultores Familiares de Ouro Branco fornece produtos para rede Municipal de Ensino

Boa tarde! Meu nome é Regina, sou gerente de Agricultura e Pecuária da Prefeitura Municipal de Ouro Branco. E me sinto na obrigação de esclarecer a procedência do feijão fornecido pela Secretaria de Educação aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Os kits de produtos hortifruti fornecidos pela Secretaria de Educação são oriundos da Agricultura Familiar.
São cerca de 80 agricultoras e agricultores da nossa cidade e região, que comercializam produtos de qualidade para garantir a alimentação dos mais de 5.000 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. Existes agricultores se organizaram em uma Associação e formaram a AAGRIFAM – Associação de Agricultores Familiares de Ouro Branco, que hoje conta com 105 associados.

A AAGRIFAM começou a fornecer alimentos para as Redes Municipais e Estaduais de Ensino de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Caranaíba e Queluzito e Hospital Raymundo Campos desde 2011, ano de sua fundação. Durante todo este tempo, os agricultores fornecem produtos como: feijão, fubá, hortaliças e legumes variados, manga, goiaba, abacate, banana e quitandas (rosquinhas, bolo e pães), produtos com muita qualidade, carinho e capricho. Os filhos dos agricultores e agricultoras em idade escolar são matriculados na Rede Municipal de Ensino. Portanto, o alimento cultivado por seus pais são os mesmos que eles consomem na escola.
Os kits oferecidos pela Secretaria de Educação são compostos por 10 produtos variados (hortifrútis e quitandas), estes produtos são inspecionados pela Secretaria de Educação e CAE – Conselho de Alimentação Escolar, aprovados pela Gerência de Agricultura e contam com a assistência técnica da EMATER. Estes produtos não fazem parte da vida escolar dos alunos somente no período de pandemia.

A Prefeitura Municipal adquire estes produtos o ano todo para a alimentação escolar que tem o acompanhamento de nutricionista e uma equipe de apoio de valoriza a alimentação saudável e valoriza a Agricultura Familiar e do homem do campo.

Conheça os trabalhos realizados pela Prefeitura de Ouro Branco para valorização da nossa cultura agrícola, de nossos agricultores e principalmente de nossos alunos. Entre em contato com a Prefeitura Municipal de Ouro Branco.

Ultimas Noticias