Em busca de inovação e consolidação do aprendizado para alunos do Ensino para Jovens e Adultos – EJA, a Secretaria Municipal de Educação de Congonhas – Semed, por meio do Centro de Estudos Supletivos “Professor Juvenal de Freitas Ribeiro” – CESU, participaram, em junho, de uma visita guiada ao Museu de Congonhas.

Na ocasião, os estudantes puderam colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, além de apreender no local sobre a história, memória e o patrimônio artístico, histórico e cultural de Congonhas. Trata-se de um processo de ensino e aprendizagem fora das salas de aula.

A visita foi organizada pelas gestoras do CESU e do Museu de Congonhas, numa parceria com a Fumcult, para uma das atividades programadas que o Museu realiza. Na ocasião, acontecia uma mostra de cinema, sendo que os estudantes tiveram também a oportunidade de assistir a três filmes que falam sobre a cidade. Assim, houve a percepção dos alunos para ampliar o sentimento de pertencimento com Congonhas, já que a maioria conseguiu se encaixar e perceber nas rotinas apresentadas nas películas.

De acordo com a Diretora Escolar do CESU, Kelly Cristina Santos Rocha, foi uma oportunidade para muitos destes estudantes visitar pela primeira vez aquele espaço público, além de incentivar a frequência às aulas, mesmo não sendo obrigatória, nesta modalidade. “Conseguimos despertar neles a compreensão sobre esse modo diferenciado de obter aprendizado fora da sala de aula, que é essencial”, ressaltou Kelly.
O CESU oportuniza a jovens, a partir dos 15 anos de idade, e adultos a estudarem o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) na modalidade EJA. O Centro atenderá no segundo semestre em novo endereço: à Avenida Presidente Getúlio Vargas, número: 154, no bairro: Centro. Horário de funcionamento: das 17h as 22h.
Por: Ascom