19.9 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 26 junho 2022

AMALPA, CODAP, ECOTRES, AMMA e AMVER se unem em favor da 040

No dia 04/01 ocorreu na sede da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba uma reunião em conjunto com o CODAP – Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba, ECOTRES – Consórcio Público de Tratamento de Resíduos Sólidos, AMMA – Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira e AMVER – Associação dos Municípios da Microrregião do Campo das Vertentes. 

Na oportunidade, discutiram a nova concessão da BR-040 entre o trecho de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, totalizando 482 quilômetros. O prazo da concessão será de 30 anos e as audiências públicas para discutir as regras da concessão terminam no dia 10 de janeiro de 2022.

Com isso, os prefeitos e demais autoridades da região apresentaram as principais demandas para a realização de um relatório para que incluam as demandas na concessão. Os dois principais pontos abordados foram a segurança e a redução dos valores dos pedágios. 

O Presidente do CODAP e Prefeito de Entre Rios de Minas José Walter frisou a importância dos municípios se unirem e solicitou a participação de cada vez mais entidades, a fim de buscar a melhor opção e com mais benefícios para a região. 

O Engenheiro Crispim Ribeiro da SOREAR – Sociedade de Engenheiros e Arquitetos da Região do Alto Paraopeba, explanou vários pontos importantes que deveriam ser solicitados, além das vantagens e desvantagens do início das obras para os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

O Presidente da AMALPA e Prefeito de Congonhas Cláudio Antônio de Souza frisou a importância e a maior motivação para essa mobilização, que deve ser a prioridade, é a segurança: “Não aceitamos mais perder vidas nas estradas, vamos fazer um levantamento do número de mortes nesse trecho, para endossar através de estatísticas a nossa solicitação.” 

O Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus reforçou a fala do Presidente da AMALPA e opinou sobre as possíveis soluções através de duplicação das pistas e separação das mesmas com muretas de concreto.  

Vale ressaltar a parceria com a AMM – Associação Mineira dos Municípios e todas as entidades que devem se unir para cobrar junto ao Governo com os representantes, Deputados e todos àqueles que se disponibilizarem a essa luta para trazer melhorias para as estradas. 

A previsão é que o tribunal de contas aprove o plano até julho do próximo ano e que o edital seja publicado em agosto, com leilão sendo realizado em novembro. Caso todas as etapas não sofram com atrasos, a nova empresa assumirá a BR-040 (MG-RJ) em janeiro de 2023.

Estiveram presentes os Prefeitos de Casa Grande Luiz Otávio, de Congonhas Cláudio Antônio, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Cristiano Otoni Carlos Roberto, de Entre Rios de Minas José Walter, de Ewbank da Câmara José Maria, de Ouro Branco Hélio Campos, de Ressaquinha Manoel da Silva, de Queluzito Danilo Albuquerque e de Senhora de Oliveira José Aureliano. Além representantes de Alfredo Vasconcelos, Itabirito e Jeceaba.

Ultimas Noticias