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quarta-feira, 22 setembro 2021

Aposentados e pensionistas do INSS terão que voltar a fazer prova de vida para não terem seus benefícios bloqueados

Aposentados e pensionistas do INSS terão que voltar a fazer prova de vida para não terem seus benefícios bloqueados. Desde março de 2020, a exigência da comprovação de vida está suspensa, por conta da pandemia. A medida passa a valer a partir de 1º de junho.

A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório para os segurados e pensionistas do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético comprovarem que estão vivos. Tem como principal objetivo dar mais segurança tanto para o cidadão quanto para o governo, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Quem não fizer a prova de vida do INSS tem o pagamento do benefício previdenciário suspenso. Os segurados e pensionistas que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem.

Para os beneficiários que deveriam ter realizado a prova de vida por meio digital em fevereiro de 2020, o prazo para realizar a comprovação se encerra em 31 de maio. Depois disso, será a vez dos beneficiários que estão com a prova de vida vencida desde março e abril de 2020.

CONFIRA O CALENDÁRIO ESTABELECIDO PELO INSS

A partir de 1º de junho, os demais segurados terão de ir aos bancos para realizar a comprovação de vida. Este cronograma deve ocorrer conforme a escala de aniversário. Confira as datas:

• Aniversário em março e abril/2020 – Nova prova de vida em junho/2021
• Maio e junho/2020 – Nova prova de vida em julho/2021
• Julho e agosto/2020 – Nova prova de vida em agosto/2021
• Setembro e outubro/2020 – Nova prova de vida em setembro/2021
• Novembro e dezembro/2020 – Nova prova de vida em outubro/2021
• Janeiro e fevereiro/2021 – Nova prova de vida em novembro/2021
• Março e abril/2021 – Nova prova de vida: dezembro/2021

COMO FAZER A PROVA DE VIDA

PROVA DE VIDA DIGITAL

O procedimento de prova de vida digital utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para identificar o beneficiário. Veja abaixo o passo a passo:

• Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login;
• Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”;
• Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”;
• Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”;
• O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe;
• Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos;
• Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída.

REGRAS DA PROVA DE VIDA DIGITAL

A prova de vida digital através do aplicativo Meu INSS não é destinada a todos os públicos. Dessa forma, só é possível realizar o procedimento quem tem biometria cadastrada no sistema do governo, como por exemplo, quem tem a CNH digital.

PROVA DE VIDA EM BANCO

Aposentados e pensionistas que tiverem a biometria cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para recadastrar a senha, tendo em vista que muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida.

No caso dos beneficiários sem biometria é possível ir à agência bancária, com CPF e documento com foto, em horário alternativo.

Correntistas do Banco do Brasil podem ainda fazer a prova de vida por aplicativo de celular, sem sair de casa.

PROVA DE VIDA EM DOMICÍLIO

O INSS permite ainda que alguns beneficiários realizem a prova de vida em domicílio, sendo realizado por meio da visita de um funcionário do órgão à casa do segurado.

Esse direito é garantido a maiores de 80 anos e a pessoas a partir de 60 anos que possuam dificuldade de locomoção. É preciso comprovar essa condição de saúde por documento médico.
O atendimento deve ser agendado pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135.

COMO PROCEDER EM CASO DE BLOQUEIO DO BENEFÍCIO

Se o beneficiário perder o prazo e o benefício for bloqueado, será necessário pedir a reativação de forma remota, através do site ou do aplicativo Meu INSS.

No endereço eletrônico serão solicitados documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência. Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de de vida. P / ASCOM

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