O desenvolvimento e a manutenção adequada da infraestrutura urbana desempenham um papel fundamental e contribuem para uma Congonhas mais segura, eficiente e sustentável. O trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, na Avenida Bias Fortes, entra em uma nova fase com ações de drenagem e recapeamento para entregar a população um trabalho duradouro.
Drenagem e recapeamento:
O recapeamento de vias consiste na renovação do pavimento, que quando bem mantido, reduz o risco de acidentes de trânsito e facilitam o fluxo do tráfego. Já a drenagem pluvial refere-se à gestão adequada das águas das chuvas, evitando inundações e a erosão do solo. Uma infraestrutura de drenagem eficiente é crucial para a prevenção de danos causados por fortes precipitações.
Entenda o processo:
A Avenida Bias Fortes é uma das localidades afetadas pelas fortes chuvas que provocaram deslizamentos de terra. Desde então, o Governo Municipal tem trabalhado constantemente para sanar todos os problemas ocasionados pelas precipitações. O trabalho começou com um estudo feito por geólogos que detectaram as dificuldades da avenida.
A primeira ação foi a construção de um muro atirantado que tem como finalidade reprimir o empuxo do solo e atuar sob a forma de contenção. Após essa intervenção, foi edificado o muro de gabião que vai auxiliar na redução da velocidade da água e promover a estabilização do local.
Em seguida, foram construídos novos balaústres que garantem um melhor paisagismo, visto que a avenida é um dos caminhos utilizados por turistas até à Basílica do Senhor Bom Jesus.
Por Ascom / Arte: Gustavo Porfírio