Milhares de fiéis participaram da Missa Solene de abertura do 1°Jubileu da Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete.
(Fotos exclusivas Nilson Canuto)

A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Belo Horizonte , Dom Edmar José da Silva que exatamente a 18 dias foi ordenado Bispo , conforme nomeação do Papa Francisco. A missa foi concelebrada por padre Euder Canuto, reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus e pelo Padre José Evangelista.

O ano jubilar iniciado nesta quarta-feira 29, se estende até o dia 9 de maio de 2024, quando a Devoção do Sagrado Coração de Jesus, no início da Missa, Dom Edmar recordou aos fiéis que um jubileu é ocasião de gratidão. “A palavra jubileu tem origem na tradição judaica, que significa “júbilo”, alegria. Um ano jubilar é uma oportunidade de render graças a Deus por tantas bênçãos derramadas aqui, neste Santuário”.

A foto abaixo tem a presença dos pais do Bispo Dom Edmar que estiveram presente na celebração.


Bispo Dom Edmar celebra missa no 1° Jubileu da Basílica do Sagrado Coração de Jesus
https://participepovo.com.br/?p=29597
https://www.instagram.com/p/C7k192NIchb/?igsh=aTZnaXlwYzJldWpq
Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte: monsenhor Edmar José da Silva
O Papa Francisco, acolhendo pedido do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, nomeou bispo auxiliar para a Arquidiocese de Belo Horizonte: o monsenhor Edmar José da Silva, atualmente sacerdote da Arquidiocese de Mariana. O anúncio da nomeação foi comunicado pelo Vaticano na manhã desta quarta-feira, dia 6 de março. O arcebispo dom Walmor expressou alegria com a nomeação e agradeceu ao Papa Francisco: “O Santo Padre, sensível às necessidades da Igreja Particular de Belo Horizonte, fortalece ainda mais os nossos trabalhos de evangelização, nomeando monsenhor Edmar José da Silva para a missão de bispo auxiliar”.
Padre Edmar José da Silva
(Por arquidiocese de Belo Horizonte)
Sacerdote da Arquidiocese de Mariana, padre Edmar José da Silva nasceu no dia 19 de abril de 1975, em Alto Rio Doce (MG). Foi ordenado padre no dia 19 de abril de 2001. Em sua trajetória de formação, integrou o Seminário Menor da Congregação Orionita, em Belo Horizonte, durante o período em que fez o segundo e o terceiro ano do ensino médio. Ainda no processo de discernimento vocacional, transferiu-se para o Seminário de Mariana, passando pelas etapas do Propedêutico, formação em Filosofia (1994-1996) e Teologia (1997-2000). Concluiu a graduação em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2004-2006). Especializou-se em Filosofia Moderna na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e em Metodologia do Ensino Superior, pelo Centro Universitário Newton Paiva.
Na Arquidiocese de Mariana, é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Ouro Preto, MG), reitor do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição (Ouro Preto, MG), presidente do Museu Aleijadinho, diretor-geral e professor da Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida. O sacerdote integra o colégio de consultores da Arquidiocese de Mariana e faz parte da equipe arquidiocesana designada para contribuir com a promoção da sinodalidade, no horizonte da Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade na Igreja, convocada pelo Papa Francisco.
