21.5 C
Conselheiro Lafaiete
sábado, 25 setembro 2021

BOMBEIROS COMBATEM INCÊNDIO NO GINÁSIO ESPORTIVO

Ínicio da noite desta quarta feira por volta de 18:30h equipes de bombeiros de Barbacena foram acionados a comparecer na rua Professor João Thomaz no bairro Boa Vista em Barbacena para o atendimento de ocorrência de incêndio na estrutura de um ginásio de futebol, denominado ” Tapetão

Os bombeiros depararam com o incêndio em um isopainel que ficava posicionada atrás de uma das traves da quadra próxima a uma área do restaurante do ginásio.

Em contato com uma das testemunha dos fatos, um homem de 32 anos, este afirmou que as traves estavam passando por um processo de solda que terminou por volta das 18 horas, e cerca de dez minutos após, enquanto estava ministrando aula de futebol society para 13 crianças, visualizou um princípio de incêndio atrás de uma das traves da quadra.

Imediatamente, segundo o mesmo, junto com o lanterneiro , retiraram as crianças do local e tentou acesso ao extintor de incêndio para apagar o fogo entretanto a porta de vidro estava fechada e quando foram abri-la, a mesma veio a quebrar, causando um corte em uma das mãos do lanterneiro, quando conseguiram acesso ao extintor de incêndio, não foi mais possível combater as chamas com extintor pois as mesmas estavam intensas e altas.

Mediante tais fatos os bombeiros realizaram o combate das chamas no isopainel que ficava atrás da trave e na manta de isolamento acústico localizada na estrutura de grade da lateral direita do local.

Concomitantemente, a equipe de socorristas observou que o lanterneiro , de 40 anos, havia respirado um pouco de fumaça, além do corte nas mãos , sendo devidamente socorrido e conduzido ao Hospital Regional.

Após terminado o combate no primeiro local, verificou-se que no telhado da parte onde fica o restaurante do centro esportivo, saía uma fumaça escura e labaredas de fogo.

O proprietário do local, um homem de 57 anos, testemunha da ação dos Bombeiros, afirmou que o telhado possuía duas camadas de proteção , sendo que entre elas havia isolamento acústico feito por uma camada de papelão, uma camada de caixa de ovos, outra camada de uma manta isolante e por fim a última camada feita de manta asfáltica.

Como as telhas da camada mais externa eram feitas de amianto e estavam presas e parafusadas foi necessário quebrar parte delas para ter acesso a camada interna que ficava entre os dois telhados onde localizava-se o foco do incêndio, sendo necessário quebrar este telhado, onde os bombeiros percorreram todo o seu perímetro realizando o combate ao incêndio, removendo parte das camadas isolantes existentes entre os telhados.

Posteriormente realizaram o rescaldo permanecendo por mais 1 h monitorando o mesmo para evitar reignição.

Foi verificado que havia possíveis risco a estrutura metálica que cobre a quadra de futebol e possível risco a estrutura de madeira que sustenta o telhado do restaurante do local, sendo acionada a Defesa Civil de Barbacena.

Por se tratar no período noturno e avaliação mais detalhada, o local foi isolado e seria feita na manhã desta quinta feira.

Para combater o incêndio foram gastos cerca de 5.000 litros de água.
Foram destruídos com o incêndio os seguintes materiais ;
2 televisores; toda instalação elétrica do local; várias telhas de zinco; um isopainel; manta acústica 500 m 2 de grama sintética; telhas de amianto; 2000 caixas de cartelas de ovos; manta asfáltica; 125 m2 de papelão e uma porta de vidro.

Ultimas Noticias