24.8 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 24 janeiro 2022

CASO DE RAIVA BOVINA FOI REGISTRADO EM CARANDAÍ

Na manhã desta última Quarta (3), o Prefeito Vasiquinho, reuniu-se com representantes do IMA e secretários para discutir sobre a confirmação de um caso de raiva bovina no município.

Durante a reunião, o Secretário de Agricultura, Célio Alves, informou que o registro de raiva bovina em rebanho é de um proprietário rural do município, e que já estão sendo realizadas ações conjuntas entre a Prefeitura e os órgãos adjacentes para evitar o surgimento de novos casos.

Os transmissores da raiva bovina são os morcegos hematófagos que são portadores, reservatórios e transmissores do vírus da raiva, por meio da saliva do morcego infectado que, pela mordedura ou lambida em alguma ferida aparente do animal, transmite a raiva.

NOTIFICAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE RAIVA

O proprietário deverá notificar de imediato, ao Serviço Veterinário Oficial, a ocorrência ou a suspeita de casos de raiva, assim como a presença de animais atacados por morcegos hematófagos ou a existência de abrigos desses morcegos. A não notificação coloca em risco a saúde dos rebanhos da região, podendo expor o próprio homem à enfermidade. Sendo a raiva uma enfermidade de notificação compulsória (obrigatória), caberá sanção legal ao proprietário que não cumprir com esta obrigatoriedade. Quando se suspeita de raiva em um animal é indispensável recorrer a um veterinário da Inspetoria Veterinária do município para a realização de uma necropsia e coleta de material para exames laboratoriais e confirmação da doença.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR NO COMBATE A RAIVA

– Vacinando o rebanho uma vez ao ano, ou de acordo com as orientações do IMA;
– Comunicando ao IMA a existência de abrigos de morcegos
(cavernas, bueiros, ocos de árvores, furnas, casas abandonadas na propriedade);
– Notificando ao IMA os casos de morte de animais com suspeita da doença, para coleta de material e exame em laboratório (gratuito).

Para maiores informações procure o IMA ou a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Carandai.

Fonte Carandai on line

Ultimas Noticias