Curral Regional
A prestação do serviço de forma consorciada possibilita a divisão dos custos de implantação e a composição de equipe capacitada para garantir o bem-estar dos animais apreendidos. A iniciativa visa evitar acidentes e proliferação de doenças. Os animais recolhidos ficarão hospedados no curral e receberão tratamento digno.
O curral regional foi construído em imóvel com área de 2,4 hectares, cedido por meio de comodato ao Codap pela Gerdau Açominas. A implantação do serviço é objeto de discussão entre Itabirito e os demais municípios consorciados desde 2021. Para transformar o projeto em realidade, os municípios uniram esforços para criação e unificação de legislação regulamentadora da iniciativa.

“A presença de animais de grande porte nas vias públicas e estradas é um problema recorrente em todo município. Além do risco de acidentes e da possibilidade de transmissão de doenças, há a necessidade de oferecer tratamento digno a esses animais. Por meio do consórcio, com os custos de manutenção do curral regional compartilhados entre os municípios consorciados, garantiremos esses cuidados”, destacou o prefeito Orlando Caldeira.
Denúncias
Casos de animais soltos ou abandonados nas vias públicas e estradas da região de Itabirito já podem ser denunciados para que sejam tomadas providências quanto ao recolhimento e responsabilização dos proprietários.
Para denunciar em Itabirito, basta ligar 153. Também é possível registrar denúncia via aplicativo 153 Cidadão ou pela Ouvidoria Municipal, por meio do contato (31) 3561-2412.
Conforme informações obtidas pela nossa reportagem, apenas 5 cidades aderiram ao Consórcio do CODAP, para apreensão de animais no Curral Regional, porém destas 05 cidades apenas Itabirito e Ouro Branco assinaram o convênio com o CODAP. Infelizmente as cidades como Congonhas, Caranaiba e Conselheiro Lafaiete ainda não assinaram, por este motivo ainda vemos animais de grande porte nas rodovias e até mesmo dentro da cidades. Muitos internautas tem nos perguntado qual numero de telefone para discar para denunciar animais soltos em vias públicas. infelizmente conforme anunciado estas cidades ainda não assinaram o convênio e por isso não existe o telefone para denuncias. É de se lamentar que mais de 30 cidades são consorciadas ao Codap apenas 5 cidades se manifestaram em participar deste convênio para tirar animais soltos em vias públicas.