24.8 C
Conselheiro Lafaiete
quinta-feira, 20 março 2025

CODAP INAUGURA O CURRAL REGIONAL PARA APREENSÃO DE ANIMAIS

Região do Alto Paraopeba acaba de ganhar o primeiro Curral Público de apreensão de grandes animais construído seguindo todos os padrões zootécnicos exigidos pela legislação.

Prefeitos presentes inauguram o Curral Regional

Localizado próximo a Fazenda do Tiradentes, na localidade carreiras em Ouro Branco. O espaço que já vai estar funcionando 24 horas, foi inaugurado nesta sexta-feira (12/5) pelo CODAP(Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba).

Secretário Executivo do Codap Sr Paulo

O secretario executivo do CODAP, Sr.Paulo falou sobre o Codap,e das dificuldades para criação do curral, falou ainda da importância deste momento, e agradeceu a todos que ajudaram a concretizar este sonho de mais de 6 anos.

A solenidade também contou com a presença de convidados e vários secretários Municipais , Vereadores, Prefeitos de diversas cidades como de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Queluzito, Casa Grande ,Santana dos Montes, Cristiano Otoni, itabirito, São Brás do Suassui, Piranga, Rio Espera, Caranaiba sendo representado pelo Vereador Bruno representou Prefeito Caranaiba, Representante da Gerdau que cedeu o espaço para implantação do curral ,CSN doou cabos para cercamento , Sebrae,Representando o Ecotres Secretário Luis Claudio Grossi , Promotor de Justiça de Congonhas Dr José de Lourdes e várias autoridades, além de funcionários do Codap, Prefeitura de Ouro Branco, Polícia Militar e Polícia Militar rodoviária.

Prefeito Mário Marcus

Ao falar do curral, o Prefeito José Valter de Entre Rios Presidente do CODAP, agradeceu a todos os prefeitos que abraçaram esta causa e espera que outros prefeitos venha a fazer parte do consorcio.

O Prefeito de Itabirito Orlando Caldeira, lembrou com esta inauguração os proprietários dos animais terão que ter mais atenção e cuidado com seus animais, pois um animal apreendido vai sair caro para eles, pois além de pagarem a estadia ,terão custos com transporte, o prefeito de Itabirito brincou que depois que se falou na criação do curral Regional lá em itabirito os animais sumiram das vias publicas.

Prefeito Itabirito

As intervenções no local fazem parte da política pública de cuidado com os animais. “Entregando este espaço qualificado estamos indo ao encontro dos objetivos de bem estar animal. Vamos fazer daqui um exemplo correto de como cuidar dos animais. Instituímos na cidade a política pública de cuidado com os animais e não vamos mais retroceder”, garantiu o prefeito Hélio Campos de Ouro Branco.

Os piquetes foram construídos e possuem, agora, áreas de abrigo para os animais. O espaço também ganhou depósito para armazenamento de feno e ração e uma farmácia para os medicamentos. O alojamento dos seguranças também foi construido. A direção do CODAP também garantiu junto a Cemig iluminação à área, planejada para que o atendimento noturno seja facilitado.

Ex-Deputado Glaycon Franco

“A inauguração do curral é um marco para a nossa Região, assim frisou o ex-deputado Glaycon Franco, que fez um emenda parlamentar liberando recursos para compra do caminhão para operacionalização do curral regional. Com a criação do Curral Regional, com certeza a região vai ganhar e muito com segurança, evitando assim acidentes nas cidades e em rodovias com animais soltos em via publicas.

Prefeito Hélio Campos, Prefeito José Valter e Capitão Rezende dando entrevista exclusiva a Nilson Canuto

Entrevista exclusiva ao jornalista Nilson Canuto

Ultimas Noticias