16.6 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 22 junho 2025

Congonhas realiza valorização do Patrimônio Cultural da cidade

Congonhas é berço de arte, cultura e fé. Preservar as obras de arte, as festas populares, a culinária, as paisagens ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade. A Semana de Valorização do Patrimônio Cultural da Cidade faz esse resgate com uma programação completa que segue até domingo, 21 de agosto, com palestras, oficinas, apresentações com foco no patrimônio material e, pela primeira vez, nos patrimônios imateriais em espaços históricos e coletivos e nos distritos de Lobo Leite e Alto Maranhão, em parceria com a Fundação CSN, IPHAN e outras entidades.

Nesta quarta-feira (17), na Escola Municipal Padre Jacinto, na localidade da Vila Cardoso, foi realizada a oficina memórias afetivas entre quitandas e histórias. Posteriormente a programação foi direcionada para a Romaria e Museu de Congonhas com a realização da oficina Tambores de Aço, a apresentação do encontro de capoeiras e o lançamento dos livros “Olhares, imagens e devoção – Patrimônio de Congonhas” de Denilson Gomes e a 2ª edição do livro “Arte e Paixão” de Fábio França, que teve o apoio do Instituto Cultural Vale.

O evento é uma realização da Prefeitura de Congonhas, através da Lei Municipal n°3.782/2018, alterada pela Lei n°4.067/2022, por meio das Secretarias de Educação (Semed), de Planejamento e Gestão (Seplag) e Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Eventos (Seculte),com o apoio da Fumcult, em parceria com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, o Circuito Turístico do Ouro, o Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas e a UNESCO.

A programação completa pode ser acessada no link https://www.congonhas.mg.gov.br/index.php/confira-a-programacao-da-semana-de-valorizacao-do-patrimonio-historico-cultural-de-2022/

Por Ascom

Ultimas Noticias