19.9 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 26 junho 2022

Corpo de Bombeiros realiza treinamento de mergulho em São João del-Rei e Conselheiro Lafaiete

Atividades ocorreram durante toda a semana e visaram complementar a formação de novos soldados

“Sem dúvidas, uma das atividades mais perigosas da nossa área de atuação”. É assim que o Comandante do Segundo Pelotão de Bombeiros de São João del-Rei, Tenente Guimarães, define a prática de mergulho autônomo. E foi com a finalidade de complementar a capacitação de 14 Soldados recém-formados na corporação que os Bombeiros promoveram uma semana inteira de credenciamento em mergulho. As aulas práticas foram ministradas durante toda a semana em uma piscina na Segunda Companhia de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete e a atividade final ocorreu nesta quinta-feira, dia 7, na antiga represa dos Moinhos, em São João del-Rei.

De acordo com o Tenente Guimarães, que foi quem chefiou o curso, “Mergulho autônomo é aquele em que se faz uso de equipamentos, tais como cilindro de ar comprimido e válvulas de respiração. É extremamente importante que os novos Bombeiros saibam manusear este material de forma adequada, garantindo a eficiência do trabalho e a segurança do militar”.

Os militares traçaram uma rota submersa a ser percorrida pelos alunos, sempre acompanhados de um instrutor. Segundo palavras do Soldado Moreira, um dos formandos no curso, “Foi muito válido podermos passar todo este tempo focados nesta prática tão fundamental à nossa profissão. Melhor ainda foi termos podido finalizar o credenciamento em uma represa, com água turva e pouca visibilidade, o que nos deu uma noção da realidade do dia a dia. Com certeza saímos desta semana muito mais preparados”. Com o fim do curso, os Soldados estão autorizados à prática do mergulho.

O Tenente Fábio, da Segunda Companhia Independente de Barbacena, que também atuou na coordenação do Curso, conclui que: “Parte do nosso trabalho está ligado a mergulhar, seja no resgate de bens, seja no resgate de vítimas de afogamentos. Estar bem preparado para tal função é fundamental para que possamos executá-la de maneira segura e eficiente. Este, sem dúvidas, foi o principal objetivo deste curso de formação”.

Ultimas Noticias