9.6 C
Conselheiro Lafaiete
quarta-feira, 18 maio 2022

Defesa Civil de Congonhas em alerta com as chuvas intensas que caem na cidade

Nesta quarta-feira (9), de acordo com o Boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a atuação de mais um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), contribui para ocorrência de chuva, por vezes fortes e volumosas em boa parte do estado de Minas Gerais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um novo alerta de perigo devido a chuvas intensas para as próximas horas em várias regiões do estado.

De acordo com o instituto Climatempo, os períodos chuvosos devem persistir até o final de semana. A previsão para esta quarta-feira é de 60mm de chuva. Na sexta são esperados mais 30mm e no sábado deve haver pelo menos mais 18mm de chuva.

Com volume pluviométrico acumulado previsto de mais de 100mm até sábado, o risco geológico para novos deslizamentos de encostas persiste em Congonhas em virtude do grau de saturação do solo que concentra bastante umidade decorrentes das últimas chuvas.

Por isso, a Prefeitura de Congonhas recomenda que os moradores de encostas e ruas íngremes mantenham a atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Sinais que deslizamentos podem acontecer:

• Trinca nas paredes.
• Água empoçando no quintal.
• Portas e janelas emperrando.
• Rachaduras no solo.
• Água minando da base do barranco.
• Inclinação de poste ou árvores.

Emissão de alertas

A Defesa Civil de Minas Gerais possui um serviço gratuito para envio de alertas de desastres naturais. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da sua residência. A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.

O cadastro para receber o SMS da Defesa Civil é de extrema importância para a proteção de qualquer cidadão, especialmente daqueles que moram em áreas de risco, como morros, encostas de rios ou em regiões que alagam.

A Defesa Civil de Congonhas também possui um canal de comunicação que funciona via WhatsApp 24h por dia através do qual as pessoas podem entrar em contato em caso de catástrofes naturais como enchentes, desabamentos e risco iminente e real de vida. O telefone é o (31) 98476-5045. Salve esse contato no celular, pois ele pode salvar vidas!

Texto e foto por Reinaldo Silva – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Ultimas Noticias