16 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 24 janeiro 2022

Entre Rios,Jeceaba,Lafaiete e demais cidades da região cancelam festas de Reiveillon e carnaval

Foto: Thiago Morandi
Foto: Thiago Morandi

O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), anunciou na manhã desta segunda-feira (29), o cancelamento do carnaval para o próximo ano, após a desistência de blocos e uma das principais escola de samba, além da pressão popular. Visivelmente contrariado, Nivaldo de Andrade anunciou o cancelamento do Carnaval de 2022, em um pronunciamento realizado através da assessoria de comunicação da prefeitura.

Em vídeo, Nivaldo de Andrade afirma que “achava que poderia ter o carnaval, porque no campo de futebol, 100 mil pessoas podem estar assistindo futebol. Mas o povo não tá pedindo pra não ter futebol, o povo tá pedindo pra não ter o carnaval”.

Visivelmente contrariado, Nivaldo de Andrade ainda completou que “como eu fui votado pelo povo, eu vou acatar. Mesmo eu achando que deveria ter, não vai ter mais carnaval. É ponto final, não quero nem conversar mais nisso”.

Cancelamentos podem ter pressionado a prefeitura

Mas parece que esse não foi o único motivo para o cancelamento do Carnaval 2022 na cidade. Dois blocos e uma das principais escola de samba já haviam anunciado que não realizariam a festa no próximo ano. O bloco “Meg Folia”, através de sua diretoria, emitiu um comunicado afirmando que “zela pela saúde de cada folião” e, por esse motivo, decidiram não realizar o bloco em 2022. 

O bloco “Zero Hora” também já havia anunciado que não iria realizar o carnaval. Em nota, os organizadores do bloco informaram “com muita dor” que o Bloco Zero Hora não iria participar do carnaval 2022, caso fosse realizado. 

Já a Escola de Samba Vem-Me-Ver, bi-campeã do carnaval de São João del-Rei, através de nota oficial, anunciou que não iria desfilar em 2022. Confira a nota completa:

“O GRES Vem Me Ver, atual bicampeã do carnaval de São João Del Rei, vem a público declarar sua posição contrária ao Carnaval de 2022. Em decisão conjunta, nossa diretoria optou em não participar do festejo momesco de 2022, em razão da pandemia da COVID-19, que ainda é uma vilã da saúde pública. 

Infelizmente, não é essa decisão que muitos gostariam de ouvir, mas, neste momento, de muita incerteza, é a posição certa e mais prudente a se tomar. A saúde e, por consequência, a vida, é o maior bem que precisamos preservar. 

Ressaltamos que, desde o início da pandemia em 2020, nossa agremiação esteve ao lado da comunidade, fornecendo máscaras, álcool em gel e alimentos a fim de incentivar a prevenção e colaborar com a dificuldade vivida. Nossa escola de samba permanecerá sempre ao lado da comunidade. Portanto, seríamos contraditórios em participar de uma festa com aglomeração, sem a segurança sanitária necessária. 

O amor de cada tijucano pelo pavilhão verde e branco atravessa 31 anos de história e passa de geração para geração. E, se depender de nós, continuará gravado em todos os corações. 

Por fim, informamos que a decisão foi tomada com respaldo da comunidade que, em sua maioria, opinou ser contrária aos desfiles. Afirmamos que respeitamos a posições contrárias e independentemente da posição do governo municipal nossa posição é contrária.

Não iremos nos dispersar, continuaremos unidos, sendo resistência como a própria história do samba para 2023 reinar na passarela e trazer a 6ª estrela dourada para o tijuco. 

Que São José abençoe cada tijucano e tijucana! Obrigado!

Caio Henrique Andrade – Presidente”

Outros municípios também cancelaram festividades de início de ano

As prefeituras de Entre Rios de Minas, São Brás do SuaçuíJeceaba e Desterro de Entre Rios também anunciaram hoje (29), o cancelamento das festas de Natal, Reveillon e Carnaval 2022. Os prefeitos da região, em comum acordo, decidiram cancelar as festividades no início de 2022. Na última quinta-feira (25), reuniram-se em São Brás do Suaçuí os prefeitos Duguinho (São Brás do Suaçuí), Zezé (Jeceaba), José Walter (Entre Rios de Minas) e o secretário de administração Walison (Desterro de Entre Rios), representando o prefeito local Waguinho.

Em comum acordo, foi decidido o cancelamento de festividades do início de 2022 como Réveillon e Carnaval, além do Natal 2021, em todas as quatro cidades da região. A publicação informou que “mesmo com o avanço da vacinação por parte dos municípios da região, tais eventos.(Fonte Vertentes Mais)

Site Participe-povo !

Lafaiete não terá carnaval oficial em 2022

O Prefeito Mário Marcus anunciou na tarde de quarta-feira (24/11) que a Prefeitura não realizará o Carnaval oficial e não patrocinará outros eventos carnavalescos no município no ano de 2022.

A decisão foi tomada como medida de precaução e prevenção visando evitar uma nova onda de casos de Covid-19, resguardando a saúde e a vida da população.

Ultimas Noticias