24.8 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 24 janeiro 2022

Escola de Aviação Civil instalada em BH quer trazer filial para Lafaiete

Voltamos a perguntar ao Setor Jurídico da prefeitura de Conselheiro Lafaiete e principalmente ao prefeito Mário Marcus, qual a real situação do Aeroporto das Banderinhas, que se encontra interditado pela Anac para a realização de operações de pouso e decolagem de aviões de pequeno porte.

A Anac suspendeu as operações no aeroporto após constatar problemas de manutenção que comprometiam a partida e chegada dos voos no local, já desde de 2017, o município já tinha conhecimento que isso poderia ocorrer.

No dia 4 de Setembro de 2021 o Aeroporto das Banderinhas foi interditado por determinação da ANAC(Agência Nacional de Aviação)conforme já era de conhecimento do município de Lafaiete , que melhorias precisariam ser feitas no aeródromo das Banderinhas.

Recebemos uma correspondência, nesta terca-feira16/11 da Escola de Aviação (ESAER), instalada no Aeroporto Carlos Prates em BH, demonstrando interesse em instalar em Lafaiete. Seria realmente muito importante para a cidade e região recebermos, uma escola deste porte , que poderia dar oportunidade de formar Aeromoças, Comissário de vôo e até mesmo piloto.

Recebemos a seguinte correspondência da ESAER

Prezado Jornalista Nilson,

Apresentamos a V.Sa. a ESAER Escola de Aviação Civil, há 30 anos com atividades formando Pilotos e Comissários de Voo para a aviação civil, agora na transição para CIAC Centro de Instrução de Aviação Civil, tem intenção de levar para Conselheiro Lafaiete (Aeroporto Bandeirinhas) uma filial para que a população desta cidade possa participar desta fatia do campo  profissional (Aeromoça, Comissário de Voo e Piloto), inclusive pelo iminente risco do Aeroporto Carlos Prates ser desativado e mesmo que não desativado, a necessidade é em razão de já haver 4 escolas de aviação no local, sendo nossa pretensão operar, quando possível, em Conselheiro Lafaiete, somos parceiros da CHB – Cmte Chiquinho.
Convido V.Sa. para uma visita em nossa sede à Rua da Bahia 916 / 1102, Centro, BH/MG.
Com cautelas de estimas e considerações.
Cmte Luiz E Moterane
Diretor


www.esaer.com.br

Prefeitura na época da interdição do aeroporto das Banderinhas emitiu uma nota.

Confira a nota na integra:

Em decorrência das reportagens veiculadas na imprensa, o Município de Conselheiro Lafaiete, por meio da Procuradoria, informa que desde o ano de 2016, o delegatário do aeródromo público de Conselheiro Lafaiete é o Estado de Minas Gerais. No ano passado, em decorrência da emissão de uma ordem de restrição de pousos e decolagens pela ANAC, o Município manifestou tanto à Seinfra, quanto à ANAC e à Secretaria de Aviação Civil, a intenção de assumir, diretamente com a União, por meio de Convênio, a exploração da estrutura.

Nesse sentido, no ano passado, por orientação da SEINFRA e da ANAC, o Município preencheu ficha de declaração das condições do aeródromo, mesmo não sendo o delegatário, enviando o documento ao Governo Federal, para que o aeródromo não fosse fechado.

Em recente fiscalização feita pela ANAC, foi expedido NOTAM, restringindo pousos e decolagens no aeroporto, em razão das condições da pista. Desde então, o município vem cobrando a formalização do convênio com a Secretaria de Aviação Civil (SAC/MINFRA,) para que possa explorar o aeródromo e realizar as intervenções necessárias.

Após reiteradas cobranças, no último dia 30 de agosto, o Estado de Minas Gerais através da SEINFRA (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade) oficiou à Secretaria de Aviação Civil para que esta tomasse todas as medidas cabíveis para que o aeroporto possa ser explorado diretamente pelo município de Conselheiro Lafaiete-MG, por meio de Termo de Convênio de Delegação a ser celebrado entre a SAC/MInfra e o Município.

Em seguida, o município reiterou à Secretaria de Aviação Civil que o aeroporto é de importância estratégica para desenvolvimento econômico regional e não medirá esforços para que sejam retomadas as suas operações. *NOTAM (notice to airman) é um documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea.

Ultimas Noticias