O aspecto cultural de um povo é a própria história vivida, é a história sendo colocada em prática. E o Festival da Quitanda de Congonhas vem para retratar esta tradição. Reunindo diversas quitandeiras da cidade e região, os três dias de evento expressa o melhor desta cultura, valorizando as matérias primas naturais em um trabalho muito delicado e feito com amor.

Mas para que o Festival aconteça, os servidores da Seculte trabalham a todo vapor em vários detalhes que fazem a diferença no evento. Juntamente com a Secretaria de Obras, foram emoldurados portal de entrada, forno de barro e um bule e xícara gigantes, dando aconchego a todos que estarão presentes no evento.




E no domingo (21), que é realizado a comercialização das quitandas e premiação dos melhores desta culinária, as servidoras da Seculte trabalham com todo empenho nos mimos que serão entregues a cada jurado. Um trabalho delicado, que requer muito tempo de dedicação, mas mais que o tempo, o amor e carinho representado por cada peça que será entregue. Em uma união de “mãos talentosas”, elas viram costureiras, bordadeiras, em único objetivo: que a tradição prevaleça por décadas. Os sorrisos nos rostos e a concentração já demonstram porque o Festival da Quitanda é uma referência de cultura na região e Estado.


A coordenadora do Festival, Silvana, trabalha intensamente para trazer ao público o que há de melhor na cultura congonhense. “Precisamos valorizar nossa gente. Estamos aqui na Seculte fazendo com todo carinho estes trabalhos lindos. O artesanato Pata da Loba, da comunidade de Lobo Leite, nos ajudou muito presentando os jurados com generosos artigos. O artesanato é a maior expressão cultural popular de um povo. É o que é feito com muita tradição pelas mãos da gente de um lugar. É uma expressão de arte, uma expressão cultural”, relata.
E nesta sexta (19) e sábado (20), a partir das 20h, acontece a noite de caldos e diversos shows. Já no domingo (21), a partir das 08h, delícias caseiras, artesanatos, poderão ser degustados e levados para casa, além de vários shows. A entrada é gratuita.
Prestigie e participe desta grande festa! Uma realização da Prefeitura de Congonhas, por meio da Seculte, com apoio da Fumcult e patrocínios do Instituto Cultural Vale, Sicredi, Hoteis H2, NGC e Congás.
Prefeitura de Congonhas. Mais perto para cuidar de você.
Por Ascom


