19.9 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 26 junho 2022

Força tarefa encerra trabalhos na Serra de Ouro Branco

Após 5 dias de intenso trabalho nesse domingo, 12/09, foram concluídos o trabalho da Força Tarefa que atuou no combate ao Incêndio no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco.

Foi formada uma Força Tarefa com a atuação de diversos voluntários, IEF, Brigada Voluntária Carcará, Bombeiros Militares, Força Tarefa do Estado, Previncendio, Brigada AMDA, Brigada Fire, Brigada Safemed, Brigada 1 de BH, Aeronaves, Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais, Cruz Vermelha, Proteção e Defesa Civil, Grad, Tasa.

Apesar da alegria da chuva que atingiu a área urbana na tarde desse sábado, infelizmente, a Equipe do Corpo de Bombeiros, informou que não choveu na área do Parque.

A mobilização e a união da Força Tarefa, o apoio da comunidade e as mensagens de incentivo garantiram o sucesso dos trabalhos.A Secretaria do Meio Ambiente, através do Secretário Neylor Aarão,que juntamente com toda equipe de apoio,tiveram um grande trabalho de estratégia para combate ao fogo na serra Neylor, também agradece o empenho de todos que ajudaram nesta empreitada .

O IEF irá fazer um relatório geral da Operação, mas em um levantamento prévio:

5 dias de Operação;
89 pessoas (no sábado);
incêndio iniciou no lado Oeste na quarta-feira, 08/09;
mais de 700 hectares, cerca de 10% do Parque;
Impactos de biodiversidade: fauna, flora, perda de espécies endêmicas, assoreamento do curso da água, empobrecimento do solo, queda da qualidade do ar.

Agradecimentos a todos os voluntários e Equipe que se uniram na Força Tarefa; instituições, entidades, sociedade civil, moradores que fizeram doações de água, alimentos, isotônicos, lanche, além de muito carinho e todo o apoio da população de Ouro Branco e região.

Ultimas Noticias