7.6 C
Conselheiro Lafaiete
quarta-feira, 18 maio 2022

Glaycon Franco cobra intervenções e melhorias em trechos da BR-482

As fortes chuvas que assolaram o solo mineiro em janeiro deixaram consequências graves. As estradas que cortam o Estado demandam, também, o olhar cuidadoso para que problemas maiores não acometam a vida de quem trafega por elas. Ciente da drástica situação das vias, o deputado Glaycon Franco protocolou junto ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG) ofício pedindo intervenções em trechos que da BR-482, que faz a ligação de Conselheiro Lafaiete ao município de Itaverava. O documento foi encaminhado ao órgão na pessoa do diretor-geral Robson Carlindo Santana.

Informações divulgadas pela Agência Minas, fonte de notícias do governo do Estado, relatam o número de 704 ocorrências atendidas pelo DEER-MG em janeiro deste ano, fruto de danos nas rodovias estaduais. Destas, 263 foram totalmente resolvidas, 147 foram solucionadas parcialmente e 294 aguardam solução. Os impactos são sentidos tanto na segurança dos motoristas, quanto no preço do frete e no abastecimento das cidades. No caso destacado pelo deputado, oito locais requerem atenção especial, são eles: os pontos onde hoje se encontram o Depósito do Gil e os restaurantes Pé da Serra, Carvalho e Prazeres de Minas; a curva no km 268; a Parada João Neto, no km 269; a entrada para Monsenhor Isidro, no km 272; e a curva da Fazenda do Abelardo.

A equipe do parlamentar conferiu de perto as ocorrências, com levantamentos topográficos e fotográficos, para justificar o pedido por melhorias. “A qualidade da pavimentação asfáltica é pontuada pelos cidadãos que me procuraram e sabemos que este é um problema que requer recursos maiores. Mas também há questões mais simples e fáceis de resolver, principalmente no que tange às sinalizações, instalações de redutores de velocidade e sonorizadores. Isso trará mais segurança, menos acidentes nas estradas”, afirmou Glaycon Franco.

No documento, o deputado enfatiza o fato de o desenvolvimento dos municípios que cortam o trajeto causar um fluxo cada vez maior de veículos, motivo que reforça a necessidade de atenção por parte do poder Executivo. “É evidente o aumento no tráfego de veículos, tanto de passeio quanto de cargas, principalmente de caminhões que realizam o transporte de mercadorias da produção rural e de mineradoras. Por isso nosso apelo, em nome dos mineiros e mineiras, por melhorias no trecho citado”, salientou. Para o deputado, a manutenção permanente das estradas mineiras é uma ação urgente e necessário.

Pontos destacados pelo deputado Glaycon Franco junto ao DEER-MG em ofício:

Foto 1 – Depósito do Gil (entrada de Itaverava)
Solicitada instalação de sinalização vertical de tráfego de pedestres, manutenção no sonorizador e instalação de redutor de velocidade (preferencialmente quebra-molas)

Foto 2 – Curva no Km 268
Solicitada instalação de sinalizações verticais indicando curva perigosa e necessidade de redução de velocidade

Fotos 3, 4, 5 e 6 – Parada João Neto (km 269) e restaurantes Pé da Serra, Carvalho e Prazeres de Minas
Solicitada instalação de sinalização vertical indicando entrada e saída de veículos e de redutor de velocidade (preferencialmente quebra-molas)

Foto 7 – entrada para Monsenhor Isidro (km 272)
Solicitada sinalização vertical de entrada e saída de veículos e instalação de quebra-molas, redutores ou sonorizadores em ambos os sentidos da pista.

Foto 8 – curva da Fazenda do Abelardo
Solicitada instalação de quebra-molas ou sonorizadores em ambos os sentidos da pista, além de sinalizações verticais de curva perigosa e entrada e saída de veículos.

Ultimas Noticias