18.1 C
Conselheiro Lafaiete
quinta-feira, 17 junho 2021

Glaycon Franco participa de evento que contou com importantes autoridades

Ouro Branco protege Patrimônio Histórico

Nesta quinta-feira (13/05), foi realizada, na cidade de Ouro Branco, a solenidade de assinatura de Ordem de Serviço da Restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio e o anúncio das obras de jardinagem na Fazenda das Carreiras (Casa de Tiradentes).

Foto Nilson Canuto (Casa do Tiradentes em Ouro Branco

A solenidade contou com a presença do Vice-governador do Estado, Paulo Brant, do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, da Superintendente do IEPHA em Minas Gerais, Débora França, do arcebispo de Mariana, Dom Airton, além de prefeitos das cidades vizinhas e diversas outras autoridades.

Foto Nilson Canuto)

Matriz de Santo Antônio

A igreja é um importante patrimônio histórico de Minas Gerais, erigida no século XVIII. Tem características barrocas e o teto pintado pelo Mestre Ataíde. Sofreu uma reforma conduzida por Aleijadinho. Sofreu recente intervenção nos elementos artísticos. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1949.

Casa de Tiradentes (Foto Nilson Canuto)

Casa de Tiradentes

Já a “Casa de Tiradentes”, a Fazenda das Carreiras, foi um importante estabelecimento rural onde eram feitos negócios com o ouro minerado em Minas Gerais, sendo, também, parada de viajantes que iam e vinham pela Estrada Real.

Deputado Glaycon Franco na casa de Tiradentes

Na ocasião, o prefeito de Ouro Branco ressaltou a importância do patrimônio histórico e o esforço feito para a sua preservação. D. Airton ressaltou as dificuldades que são enfrentadas para a manutenção do patrimônio e a perseverança dos que lutam por nosso importante patrimônio. Paulo Brant discorreu sobre a importância da cultura mineira, principalmente nestes momentos que atravessamos, na construção do novo futuro, onde as raízes serão o esteio para uma retomada de nossas atividades.

Prefeito Hélio Campos (Foto Nilson Canuto)

Visitas

As autoridades, após se reunirem no auditório Fernando de Oliveira Silva, fizeram uma visita ao prédio da Igreja Matriz, à antiga Casa Paroquial e à Fazenda das Carreiras, acompanhadas por personagens artísticas que discorreram sobre peculiaridades dos monumentos. Sempre observando todos os critérios sanitários de segurança para prevenção da Covid-19.

Deputado Glaycon Franco conversando com Vice Governador

O deputado Glaycon Franco, autor da emenda parlamentar que permitiu o recurso para a obra de jardinagem na Fazenda das Carreiras, comentou a solenidade: “Trata-se de dois importantes patrimônios históricos e culturais. Não poderia deixar de estar presente em evento tão importante para a preservação das raízes de nossa região.

Autoridades dentro da igreja onde fizeram a visitação(Foto Nilson Canuto)

Sobretudo a nossa grande ligação com a fé e com as raízes históricas do Brasil. É importante ver que o vice-governador e o secretário de estado de cultura e esportes valorizam essas iniciativas. Outras ideias têm surgido e vamos continuar trabalhando para a preservação de nosso patrimônio, nossa história e nossa memória”, afirmou.

Fotos Nilson Canuto
Fotos Nilson Canuto
Foto Nilson Canuto
Visita ao Porão da casa de Tiradentes(Foto Nilson Canuto)
Foto Nilson Canuto
Auto comando da PM ao lado do vice governador (Foto Nilson Canuto)
Edilson Secretario de Cultura de ouro Branco ,falando no projeto para Casa de Tiradentes

Ultimas Noticias

Funcionários da limpeza urbana serão vacinados pode haver atraso recolhimento do lixo

Devido a vacinação dos profissionais de limpeza urbana, autorizada pelo Plano de Vacinação Estadual, o Departamento Municipal do Meio Ambiente informa que...

Mão de obra para construção do prédio da Escola Meridional será contratada via SINE Lafaiete

Em atenção a uma solicitação da administração municipal foi firmado acordo com a empresa Klar Construtora para que as contratações de mão...

Bombeiros resgatam homem em Bueiro

Manhã desta quinta-feira por volta de 09 h, equipes de Bombeiros de Barbacena foram acionados a comparecer na Rua Demétrio Ribeiro no...

Polícia é acionada por suposto cárcere privado e ameaça de morte

A Polícia Militar de Congonhas da 73° Cia da PM, receberam uma ligação informando de um suposto cárcere privado e ameaça de...