13.8 C
Conselheiro Lafaiete
quarta-feira, 16 junho 2021

Glaycon Franco segue na luta pela implementação do projeto “Caminhos de São Tiago”

Deputado acredita que o projeto venha ser um sucesso quando implementado

O turismo é um dos setores mais presentes em todo o estado de Minas Gerais. Somente no ano de 2019 ele foi o responsável por movimentar, aproximadamente, 20,5 bilhões de reais na economia estadual, o que representa 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Minas conta com diversas atrações espalhadas por todo seu território, que variam desde o turismo histórico, que é fortemente representado pela Estrada Real e as cidades que a compõe contando a história de Minas Gerais e do Brasil, principalmente durante o ciclo do ouro, chegando até mesmo ao mundo contemporâneo, com grandes atrações como o Instituto Inhotim, que é considerado o maior museu a céu aberto do mundo, e está localizado na cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

É pensando no turismo e também no desenvolvimento das regiões do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Vertentes, que o deputado Glaycon Franco (PV) não poupa esforços para a instalação do projeto chamado de “Caminhos de São Tiago”, que tem como objetivo principal ligar onze municípios mineiros. O roteiro tem início na primeira capital de Minas Gerais, Ouro Preto, e tem como ponto de chegada a cidade de São Tiago, que conhecida como a terra do café com biscoito. O itinerário que liga essas duas cidades inicia-se em Ouro Preto, passando por Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e chega até São Tiago.

História

A inspiração para a criação do Caminhos de São Tiago é o místico roteiro de Santiago da Compostela, que atrai anualmente caminhantes de todo mundo no interior da Espanha para uma caminhada que dura em torno de 30 dias. O trajeto mais famoso feito pelos peregrinos têm como ponto inicial no sul da França, na cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port e chegada na Espanha, na cidade de Santiago de Compostela. O caminho tem mais de 700kms e é um grande atrativo para viajantes de todos os países.

A proposta é incentivar que o mesmo seja feito aqui no Brasil, replicando o que é feito na Europa, movimentando a economia, atraindo turistas de todo o mundo para conhecer e se encantarem com a região por meio do projeto que liga todas essas 11 cidades. Diversas delas narram com propriedade a história do Estado brasileiro sob a perspectiva de Minas Gerais, além de serem um paraíso de grandes belezas naturais, contam também com um grande acervo patrimonial arquitetônico, como igrejas e centros históricos preservados.

O idealizador deste projeto é o médico e acadêmico de Conselheiro Lafaiete, Elias de Lima, que, há vários anos o concebeu e por ele tem trabalhado, e que tem o apoio do deputado estadual Glaycon Franco no seu desenvolvimento. Desde sua concepção, o projeto foi abraçado por Glaycon, que tem prestado suporte para que ele possa prosseguir. O deputado o legou ao Governo do Estado, conciliando os interesses do projeto com pautas de importantes secretarias, como as de Cultura e Turismo.

Recentemente o projeto recebeu mais um incentivo para sua ativação. Os totens que demarcam o trajeto que deve ser percorrido começaram a ser instalados nas cidades que o compõe. Estes totens funcionam como marcos e são um grande avanço para o programa.

Conforme salientou o deputado estadual Glaycon Franco, o projeto Caminhos de São Tiago “tem todas as condições para se consolidar como um marco na expansão da peregrinação religiosa e espiritual, bem como do turismo cultural, em Minas e no Brasil”, terminou.

Nas próximas semanas, os marcos serão instalados no município de Conselheiro Lafaiete.

Ultimas Noticias

Prefeito de Queluzito testa Positivo para Covid-19

De acordo com a prefeitura, Danilo segue em isolamento domiciliar, a partir desta quarta feira(16)quando confirmou a infecção pelo novo coronavírus.

Prefeito Mário Marcus testa positivo para Covid-19

COMUNICADO OFICIALO Executivo Municipal, mantendo o compromisso de transparência e respeito com a população e com os servidores...

Amalpa vem auxiliando prefeitos com projetos e prestação de serviços

A AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba através do seu Presidente Cláudio Antônio Souza e do Secretário Executivo...

Tatuador é preso por assédio sexual

Conselheiro Lafaiete/MG, 15/06/2021, 11:30 horas, militares compareceram ao bairro Carijós, onde a solicitante relatou que nesta data foi até um estúdio com...