17.5 C
Conselheiro Lafaiete
sexta-feira, 21 janeiro 2022

Governo Zema da 24 horas para Mineradoras apresentar informações sobre barragens

Mineradoras têm 24 horas para apresentar informações sobre barragens em nível de emergência em Minas

As mineradoras responsáveis pelas 31 barragens que estão em nível de emergência em Minas terão 24 horas para informar a situação das estruturas ao Estado. As empresas foram notificadas pelo governo estadual e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nesta terça-feira (11).

As informações deverão ser apresentadas à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). As empresas devem reunir os seguintes dados: pluviosidade média que incidiu na barragem e relatar possíveis anomalias; avaliação da performance do sistema de drenagem; existência de plano para o período chuvoso; e ações a serem adotadas para manutenção e monitoramento das estruturas.

A classificação de risco é determinada pela Política Estadual de Segurança de Barragens (Lei 23291/2019). Em Minas, 22 estruturas estão em nível 1, seis em nível 2 e três em nível de emergência 3.

A classificação de nível 2 ocorre quando a barragem tem uma anomalia classificada como “não controlada” ou “não extinta”, necessitando de novas inspeções. O nível 3 é decretado quando há o risco de “ruptura iminente ou que está ocorrendo. Fonte:Hoje em dia

Ultimas Noticias