Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto registrou uma morte em decorrência da meningite. A vítima era uma jovem de 23 anos que faleceu em dezembro. Em nota, a Prefeitura esclarece que todas as medidas determinadas pelo Ministério de Saúde e da Secretaria de Saúde de Minas Gerais já estão sendo tomadas em seu território. A meningite é uma doença que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal.
Em virtude deste triste episódio ocorrido na cidade que fica próximo à Congonhas, a Secretaria Municipal de Saúde daqui reforça a necessidade da população em se imunizar contra a Meningite C. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de toda cidade e para recebê-las é necessária a apresentação do cartão de vacinas e um documento oficial com foto.
PÚBLICO-ALVO
• Adolescentes e adultos de 16 a 30 anos,
• Trabalhadores da saúde acima de 16 anos podem receber a vacina sem limite de idade (1ª dose para os não-vacinados e reforço para quem já se vacinou a mais de 5 anos)
• Professores de níveis técnico, superior e de faculdades presenciais e à distância com comprovação.
• Estudantes de escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas e privadas. Acima de 16 anos, sem limite de idade.
Vale lembrar que a vacina contra meningite está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida, com reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Por isso é fundamental que pais e responsáveis mantenham atualizadas as carteiras de vacinação das crianças. Adolescentes de 12 e 13 anos também podem receber a vacina ACWY como dose de reforço.
O QUE É A MENINGITE C E OS RISCOS
De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. É uma doença grave e contagiosa que pode deixar sequelas e até provocar a morte.
Considerada uma doença endêmica no Brasil e com o potencial de produzir surtos e epidemias ocasionais, os casos podem ocorrer ao longo de todo ano e a vacina é o meio mais eficaz de se evitar a infecção.
As meningites são causadas por vírus e bactérias. As bacterianas costumam acontecer com mais frequência no outono e inverno e as virais na primavera e verão.
Por Ascom