9.4 C
Conselheiro Lafaiete
quinta-feira, 23 setembro 2021

Jubileu do Senhor Bom Jesus dificilmente deverá acontecer,assim informa prefeito

O jubileu do Senhor Bom Jesus em Congonhas, é a maior festa religiosa da região , corre o risco de ser cancelado neste ano por causa da pandemia do Coronavírus. A tradicional festa ocorre em Congonhas durante os dias 07/ a 14 do mês de Setembro e reúne milhares de pessoas distribuídas em romarias e barraqueiros. Até agora a prefeitura não bateu o martelo pelo cancelamento do jubileu.Em contato com o prefeito Municipal José de Freitas Cordeiro(ZELINHO) o mesmo informou ao nosso Site de Noticias, que dificilmente deverá acontecer a festa este ano.

Mas, em função do avanço da nova doença em Minas Gerais, autoridades tanto da Igreja Católica quanto o governo já admitem ser impossível manter o calendário da festa religiosa ativo e estudam uma forma de comunicar à população que o evento não poderá ser realizado.

O que mais aproxima o cancelamento é que o fato de a população não respeitar o isolamento social, apesar de o número de contaminados pelo vírus em Minas estar crescente.

Não é só, o Jubileu do Senhor Bom Jesus que poderá ficar sem a visita dos seus fiéis em 2020. Os efeitos da pandemia também chegaram ao Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, em São Paulo. A cidade de Aparecida recebe cerca de 22 mil peregrinos todos os dias. Mas a igreja está fechada desde março. A Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne 400 bispos, seria realizada em Aparecida em maio, mas já foi transferida para agosto. Se esse evento também for suspenso em agosto, a celebração de 12 de outubro em Aparecida – que reúne cerca de 150 mil romeiros numa única missa – será suspensa. O fluxo de visitantes no mês de outubro no santuário passa da casa dos 3 milhões.

Há uma diferença na dinâmica das duas festas religiosas. Em Aparecida, os fiéis de diluem ao longo dos meses para fazer visitas na Basílica dedicada à Santa. Em Congonhas, os fiéis lotam as ruas e bielas em aglomerados de enormes proporções.

Para se ter uma ideia do que significa cancelar o Jubileu, é preciso entender como se dá a devoção ao Senhor Bom Jesus . Boa parte dos devotos fazem promessas ao Senhor o ano inteiro condicionando a realização do desejo impossível ao cumprimento de um sacrifício. A maioria promete subir a rua ingrime e assistir as missas durante todos os dias.

Sem o Jubileu, os romeiros que tiveram a graça alcançada ficará em dívida com o Senhor Bom Jesus. A maioria dos fiéis diz conseguir cura para doenças graves, como câncer, e conquistam casa própria graças a ajuda do Senhor. “Nenhum devoto ficará desamparado. Se o Jubileu for cancelado, a Igreja dará aos fiéis todas as orientações necessárias ao cumprimento de suas promessas”,e a própria Arquidiocese de Mariana deverá se manisfestar a respeito.

Fotos:Nilson Canuto/Luis Ricardo

Ultimas Noticias