22.8 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 28 novembro 2021

Lafaiete regride para onda vermelha e parte do comércio fecha as portas

NOTA DA PREFEITURA DE CONSELHEIRO LAFAIETE
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi realizada na quinta-feira, 07/01, mais uma reunião da macrorregião de saúde e na sexta-feira, 08/01, reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento Covid-19, ocasiões em que foram avaliados os índices epidemiológicos e tomadas as decisões sobre as ações de enfrentamento ao Coronavírus para a semana subsequente. A análise considerou o número de casos confirmados e a capacidade de atendimento da rede hospitalar por meio da taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI no município, que hoje chega a mais de 70%.
De acordo com a situação avaliada neste momento houve um agravamento do caso na macrorregião de saúde, levando o Comitê de Enfrentamento a decidir que o município de Conselheiro Lafaiete deverá regredir à Onda Vermelha do Plano Minas Consciente na próxima semana, quando deverá funcionar apenas os serviços essenciais, permanecendo fechados os demais estabelecimentos. Esta definição tem como objetivo evitar agravamento ainda maior, o que poderia causar um colapso na rede hospitalar e colocar em risco a saúde e a vida das pessoas.
A situação continuará sendo monitorada diariamente e considerando que a reavaliação é semanal, a expectativa é que a regressão seja por um breve período, tendo em vista que a estrutura de saúde existente na cidade nos coloca na condição mais favorável da macrorregião de saúde. Desta forma, caso haja qualquer alteração dos índices, apresentando melhora do quadro de forma a não apresentar risco para a população, poderá progredir novamente para a Onda Amarela, quando permitirá a reabertura do comércio.
Para evitar agravamento ainda maior do quadro é necessário que os cuidados sejam redobrados por todos. É extremamente necessário que todos compreendam a gravidade deste momento e colaborem, principalmente evitando aglomerações e seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos.
Acesse www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios e consulte a lista das atividades previstas na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente.

Ultimas Noticias