11.8 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 13 junho 2021

Mercado do Produtor de Lafaiete será reformado e ampliado com Emenda Parlamentar de Glaycon Franco

O pequeno produtor tem, no deputado estadual Glaycon Franco, um combativo aliado na Assembleia Legislativa e junto às vozes de comando do Governo de Minas Gerais. Nascido e criado no meio rural, o parlamentar testemunhou, desde criança, o trabalho árduo do homem do campo no cultivo da terra e na lida com os animais, lutando de sol a sol para que o alimento não falte em nossa mesa. Por isso, Glaycon sempre faz questão de exaltar a produção agrícola do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Território das Vertentes, como ocorreu por ocasião da “Feira e Prosa – do Campo à Mesa”, evento promovido pelo Legislativo Mineiro em que uma seleta equipe de especialistas experimentou e aplaudiu o mel, queijo e derivados, produtos fabricados artesanalmente que integram a base de nossa expansão rural.

O deputado também intermediou as negociações e adequações necessárias para que os produtos da região passassem a enriquecer a merenda de nossas escolas. Alunos da educação pública e privada puderam ter acesso à diversidade das frutas, verduras e legumes produzidos organicamente, bem como à carne, leite e derivados vindos diretamente das pequenas propriedades locais.

Emenda Parlamentar de autoria do deputado estadual Glaycon Franco, recentemente aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), assegurou recursos para a reforma e ampliação do Mercado Municipal do Produtor Rural de Conselheiro Lafaiete. O total de 170 mil reais será investido na revitalização do espaço, que funciona desde 2002 para comercialização das hortaliças acabadas de colher e da proteína animal recém-preparada, tudo com o máximo de higiene e segurança. A criação do espaço próprio para este fim estimulou o crescimento das vendas e, consequentemente, proporcionou um substancial aumento de renda para os agricultores familiares. Além de stands que oferecem produtos trazidos da roça, o Mercado do Produtor conta, ainda, com uma praça de alimentação para clientes e feirantes. Quem visita o local encontra até 500 itens diferentes para satisfazer os paladares mais variados, desde queijos e verduras a delícias dietéticas produzidos sem a adição de agrotóxicos. O mercado reserva, ainda, um cantinho para a exposição de artigos de artesanato.

Com a verba disponibilizada pelo deputado Glaycon Franco, será possível melhorar a estrutura física do espaço e aumentar a capacidade para acomodar semanalmente os feirantes e seus produtos. Atualmente, o mercado pode receber, no máximo, 30 produtores a cada feira. O Mercado Municipal do Produtor de Conselheiro Lafaiete fica na rua Jurupis nº 5, no bairro Carijós, e recebe os fregueses todas as manhãs de sábado.

Ultimas Noticias

Prefeito Hélio Campos faz agradecimento aqui!

O Prefeito de Ouro Branco, Hélio Márcio Campos, PSDB, 62 anos, encontra-se licenciado de suas funções da Prefeitura e, após a internação,...

Novas regras do Minas consciente libera Salão de Beleza, Bares e Restaurantes

Mudanças valem para academias, clubes e salões de beleza; bares e restaurantes terão autorização especial a partir desta sexta-feira (11/6)

Polícias Civil e Militar prendem foragido da Justiça em Lagoa Dourada

A Polícia Civil de Minas Gerais em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais prendeu, nesta quinta-feira (10/5), um homem com...

Secretária da saúde de Lafaiete pode vir a vacinar trabalhadores do setor de transportes

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, para fins de levantamento de demanda para vacinação contra a COVID-19, abre cadastro para trabalhadores do setor...