18.8 C
Conselheiro Lafaiete
quinta-feira, 20 janeiro 2022

Morre Luiz Antônio, goleiro contratado por Felício Brandi para substituir Raul no Cruzeiro

Ex-jogador morreu aos 66 anos, no interior de São Paulo, onde morava

Por Alexandre Simões, 03/09/2021 às 08:31
atualizado em: 03/09/2021

Facebook / Luiz Antonio Toledo
Foto: Facebook / Luiz Antonio Toledo

Substituto de Raul quando ele foi vendido ao Flamengo no segundo semestre de 1978, Luiz Antônio Toledo, que defendeu o Cruzeiro por 12 anos, encerrando sua trajetória no clube em 1986, morreu nesta sexta-feira (3) em Taquaritinga, interior de São Paulo, onde morava, aos 66 anos.

Contratado pela Raposa após se destacar no América de São José do Rio Preto, de São Paulo, ele chegou à Toca da Raposa pouco antes da ida do ídolo cruzeirense para a Gávea. E fez história, apesar de praticamente não ter vencido nada pelo clube, que na sua passagem atravessava grave crise técnica e financeira e tinha o rival Atlético dominando o futebol em Minas Gerais.

Sua estreia com a camisa cruzeirense foi em 24 de junho de 1978, numa vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro. O último jogo foi disputado em 14 de junho de 1986, um amistoso contra a URT, em Patos de Minas, que terminou empatado por 0 a 0 e teve Gomes entrando em seu lugar.https://4b1b189d92140cd66ba54b342a76b2f9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Durante esses 12 anos, Luiz Antônio disputou 240 partidas e criou uma grande ligação com o Cruzeiro, evidenciada pela sua página no Facebook, recheada de fotos dele com a camisa celeste e local de interação com jogadores da sua época, não só ex-companheiros de Toca da Raposa, mas também de rivais, principalmente ex-jogadores atleticanos.

Em entrevista recente a Milton Neves, na Rádio Bandeirantes, de São Paulo, Luiz Antônio revelou que o fato de ser loiro e a missão de substituir o ídolo Raul foi uma grande pressão. “Na época, seu Felício fez essa contratação e depois sofri bastante tempo com o comparativo em relação a isso”, revelou o ex-goleiro.https://4b1b189d92140cd66ba54b342a76b2f9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Ele revela os bastidores da sua chegada à Toca da Raposa, em mais uma história que revela o estilo Felício Brandi: “Minha história quando fui para o Cruzeiro é interessante. Eu estava para ir para o Atlético, que tinha emprestado vários jogadores ao América-SP, para quando acabasse o Campeonato Paulista eu ir para o Atlético. Na época, o presidente disse que não ia me trocar por jogador, que queria era dinheiro. O Felício e Hélio Volpini, diretor do Cruzeiro, estiveram em minha casa. Eu estava dormindo, pois tinha ido a uma festa de 15 anos de uma amiga. Minha mãe me acordou, coloquei uma bermuda, uma camiseta. Naquela época a gente usava tamanco. Quando cheguei na sala, o Felício disse para eu arrumar a minha mala, pois eu ia para o Cruzeiro, pois ele precisava de um goleiro bom e bonito para substituir o Raul”.https://4b1b189d92140cd66ba54b342a76b2f9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Totó, como era chamado o ex-goleiro, garante que apesar de não ter conquistado grandes títulos com a camisa celeste, cumpriu bem o seu papel: “Não que fiz o torcedor esquecer o Raul, mas tive grandes atuações pelo clube”.

Sobre a situação atual do clube, Luiz Antônio afirmou: “Infelizmente nós tivemos administrações que levaram o Cruzeiro a esse caos que hoje vive, a deixar de ser uma das maiores equipes do futebol mundial, pois coloco nesse patamar. Uma equipe que tem tantos títulos viver a situação atual é deprimente. Eu, como cruzeirense, sinto a falta de um Felício Brandi, um Carmine Furletti, um Alvimar Perrella, a família Masci, que realmente fizeram o grande Cruzeiro de todos os tempos, o Cruzeiro de Libertadores, e hoje a gente vê o Cruzeiro brigando para não cair para a Série C e com a incompetência de um presidente que não quer a aproximação de ninguém, que quer ser único. Para reabilitar um clube desgastado e devendo como o Cruzeiro é muito difícil e ele continua com essa ideologia que não vai levar a nada”.

Fonte: Rádio itatiaia

Ultimas Noticias