Está em tramitação a entrada de toda a macrorregião Centro-Sul na fase mais rigorosa: cidades como Tiradentes e São João del Rei já anunciaram adesão
Com o crescimento dos índices da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais, o número de cidades na Onda Roxa, a mais restritiva do programa Minas Consciente, deve passar de 272 para 347 nos próximos dias. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Está em tramitação a entrada na Onda Roxa de toda a macrorregião Centro-Sul, além das microrregiões de Além Paraíba, Juiz de Fora, Leopoldina/Cataguases, Lima Duarte, Santos Dumont.
Na macrorregião Centro-Sul, já confirmaram a adesão às diretrizes mais restritivas as cidades de São João del Rei, Tiradentes, Barbacena e Congonhas. A região tem 85% dos leitos de Covid-19 ocupados, segundo dados dessa sexta-feira (12).
Nesta fase, valem as seguintes medidas restritivas:
- “Toque de recolher” entre 20h e 5h;
- Proibição de eventos públicos e privados
- Proibição de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não moram juntas
- Proibição da circulação de pessoas sem máscara em espaços coletivos públicos ou privados
- Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto para se dirigir a unidades de saúde para realizar consultas e exames;
- Existência de barreiras sanitárias de vigilância
Atualmente já estão na Onda Roxa as cidades das macrorregiões Norte, Noroeste, Triângulo Norte e Triângulo Sul, as microrregiões de Ponte Nova, com 30 municípios; de Guanhães, com 9 municípios; de Governador Valadares, com 24 municípios; de Itabira, com 13 municípios; e de Manhuaçu, com 23 municípios.
Outras ondas.
Na Onda Vermelha do Minas Consciente, a segunda mais restritiva do programa, estão as regiões Centro, Leste do Sul, Vale do Aço, Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.
Na Onda Amarela está apenas a macrorregião de Jequitinhonha.
O Tempo