16.2 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 27 junho 2022

O Grande Encontro: AMALPA, AMVER, AMMA e ECOTRES

No dia 20/05, foi realizado na Fazenda Paraopeba no município de Conselheiro Lafaiete um encontro histórico entre as três associações: AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba, AMVER – Associação dos Municípios da Microrregião do Campo das Vertentes e AMMA – Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira juntamente com o ECOTRES – Consórcio j de Tratamento de Resíduos Sólidos. 

Compuseram a mesa de honra o Presidente da AMALPA e Prefeito de Congonhas Cláudio Antônio de Souza, o Presidente da AMVER e Prefeito de Coronel Xavier Chaves Fúvio Olímpio, o Presidente da AMMA e Prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio José Donato representado por Jainor Fernandes Cirino, o Presidente do ECOTRES e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Secretário Adjunto do Governo de Minas Gerais Gustavo Côrrea representando o Governador Romeu Zema, a representante da Secretária do Meio Ambiente de Minas Gerais Juliana Oliveira, o Presidente do CISRU e Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos, o Presidente do CODAP e Prefeito de Entre Rios de Minas José Walter e o Sub Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar Juliano Brandão. 

O Presidente da AMALPA e Prefeito de Congonhas Cláudio Antônio de Souza deu início a sua fala demonstrando bastante satisfação em presidir uma assembleia tão importante para o desenvolvimento regional, visando promover o fortalecimento dos municípios através do associativismo, onde as associações e o consórcio se uniram para participarem ativamente da elaboração e do cumprimento de políticas públicas do desenvolvimento das três regiões, visto que têm realidades semelhantes.

O Presidente da AMVER e Prefeito de Coronel Xavier Chaves Fúvio Olímpio abordou sobre a Lei 14.341/22 que foi sancionada e que regulamenta o funcionamento das associações de municípios, permitindo a elas representarem seus associados perante a Justiça e outros organismos em assuntos de interesse comum, o que irá trazer benefício aos municípios. Além disso citou a importância da pauta da reunião voltada ao Meio Ambiente e a troca de experiência com os municípios das três regiões.

O Presidente do ECOTRES e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus falou sobre a valorização do associativismo buscando o fortalecimento regional, que visa o crescimento e benefícios a todos os munícipes. Além disso, demonstrou orgulho pela restauração da Fazenda Paraopeba que trás a história da inconfidência mineira onde residiu Alvarenga Peixoto. 

O Secretário Adjunto do Governo de Minas Gerais Gustavo Côrrea representando o Governador Romeu Zema, trouxe mensagens de otimismo por parte do Governo do Estado de Minas Gerais que é um governo sério e dedicado ao crescimento, buscando sempre melhorias com toda a classe política. Frisou também que o Governador está à disposição para atender aos prefeitos e solucionar as demandas necessárias.

O Deputado Estadual Glaycon Franco falou sobre a conquista de mais uma emenda parlamentar ao CISRU que foi destinado aos equipamentos das ambulâncias, trazendo maior tecnologia e segurança no atendimento durante o transporte dos pacientes dos 51 municípios da macro centro sul. Além disso, foi falado sobre os projetos para melhorias da BR040 frisando o direito de todos de e vir com segurança. 

O Presidente da ECOTRES e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus agradeceu ao Moisés Matias pelo empenho a revitalização da Fazenda Paraopeba, onde irá atuar no Núcleo Ambiental.

Em sequência, o Secretário Executivo do ECOTRES Luiz Grossi apresentou o funcionamento do Programa de Licenciamento Ambiental, o Aterro Sanitário Regional que tem previsão para funcionamento até o final do ano de 2022 e a implementação de uma usina termoelétrica.

Secretário de Meio Ambiente de Ouro Branco Neylor Aarão explicou como funciona o sistema do licenciamento, onde o maior objetivo é a modernização da política de gestão ambiental tratando-se de um sistema próprio, moderno onde os municípios entram no site e fazem as solicitações, mostrando a diferença do sistema atual para a proposta, onde no modelo proposto o município define a prioridade das demandas, as taxas vão para o município ao invés de ir para o estado, além de ser algo mais ágil e descentralizado. 

Foi apresentado também pelo Secretário Executivo do Ecotres o projeto do Núcleo Ambiental e os serviços que poderão serem realizados na Fazenda Paraopeba, como viveiro de mudas nativas, educação ambiental, programas ambientais de apoio a propriedades rurais, apoio aos órgãos das prefeituras nos serviços de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental, apoio na estruturação organizacional e legal dos sistemas municipais de Meio Ambiente, apoio as unidades policiais e equipes de fiscalização, realização de serviços e cursos, além da implementação do CETAS que é o centro de triagem e de reabilitação de animais silvestres, onde funcionaria com uma estrutura responsável por fornecer atendimento especializado à fauna vítimas de maus tratos ou acidentados, recebidos ou apreendidos por órgãos públicos ou população, em parceria com a Polícia Militar Ambiental que foi representada pelo Comandante da 13° Cia de Meio Ambiente Rafael de Andrada, que fica responsável por uma área de 61 municípios. 

O palestrante Délcio Sato abordou sobre a implantação da tecnologia 5G nos municípios, que tem previsão para iniciar a partir do mês de agosto, apresentando soluções práticas para a infraestrutura disponibilizando internet para todos, sendo que a diferença da rede atual de 4G para a 5G em termos de velocidade aumentará de 1 para 50. 

Estiveram presentes os Prefeitos da AMALPA de Caranaíba Fábio Dutra, de Casa Grande Luiz Otávio,  de Congonhas Cláudio Antônio, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Cristiano Otoni Carlos Roberto, de Entre Rios de Minas José Walter, de Jeceaba José Donizete, de Lamim José Odeon, de Ouro Branco Hélio Campos, de Piranga Luiz Helvécio, de Queluzito Danilo Albuquerque, de Rio Espera Juliano Benício, de Santana dos Montes Avanilson Alves, de São Brás do Suaçuí Geraldino Pacheco e de Senhora de Oliveira José Aureliano. 

O Prefeito da AMMA de Barbacena Carlos Augusto representado pelo Chefe de Gabinete Gustavo Ferreira. 

Os Prefeitos da AMVER de Conceição da Barra de Minas Heitor Sebastião, de Coronel Xavier Chaves Fúvio Olímpio, de Madre de Deus de Minas Osmar de Oliveira, de Nazareno José Heitor representado pelo Vice-Prefeito Vicente Nascimento e de Tiradentes Nilzio Barbosa. 

Os Vice-Prefeitos de Conselheiro Lafaiete Marco Antônio, de Ouro Branco Celso Roberto e de Queluzito Joaquim Pereira. 

Os Presidentes de Câmara de Coronel Xavier Chaves José de Fátima, de Senhora de Oliveira Nivaldo José e de Conselheiro Lafaiete Osvaldo Barbosa. 

Os Vereadores de Coronel Xavier Chaves Bárbara Santos e Wering Cardoso, de Conselheiro Lafaiete Damires Rinarly, João Paulo Resende, Erivelton Martins e Pedro Américo, de Congonhas Walter Luiz, de Ouro Branco Warley Higino, de Queluzito Neusa Albuquerque. 

Ultimas Noticias