19.8 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 24 janeiro 2022

Praticar esportes faz muito bem para a saúde em qualquer idade

Praticar esportes faz muito bem para a saúde em qualquer idade, especialmente para as crianças como instrumento pedagógico. Pensando nisso, a Prefeitura de Congonhas conta com as Escolas de Esportes que estão preparadas para receber os alunos com segurança em atividades sistematizadas, orientadas, organizadas e adequadas para cada onda do programa Minas Consciente.

Conheça sete motivos que podem motivar os pais a inscrever seus filhos em alguma das modalidades esportivas oferecidas pela Prefeitura.

1) Diversão. Este deve ser o primeiro pensamento dos pais, uma vez que ainda é muito cedo para cobranças de resultados. É preciso ter em mente que, antes de inscrever seus filhos em qualquer esporte, é importante garantir se eles querem e, principalmente, se estão divertindo-se com as aulas.

2) Contato com outras crianças. É essencial para o desenvolvimento infantil a socialização com outras crianças da mesma idade e o aprendizado do trabalho em equipe. A prática de um esporte contribui muito para a redução dos casos de bullying, por exemplo.

3) Bom para a saúde. O esporte contribui para a formação do tecido muscular, aumenta a oxigenação do sangue , fortalece a função cardíaca.

4) Desenvolvimento cognitivo. Frequentar uma Escola de Esportes ajuda no desenvolvimento da coordenação motora da criança, além de proporcionar uma melhor visão periférica e aumentar a velocidade de raciocínio.

5) Disciplina. A prática esportiva contribui para que as crianças compreendam que é preciso ter disciplina, pois toda modalidade tem suas regras.

6) Espírito competitivo. As crianças podem aprender o valor de se ter um objetivo e do esforço que precisam empenhar para alcançar as vitórias através dos treinos.

7) Aprender com as derrotas. As crianças aprendem que, assim como na vida, nem sempre se ganha e nem tudo acontece como se espera. A consciência de que é preciso levantar a cabeça e seguir em frente, apesar do revés. Afinal, haverá sempre outro jogo, outro desafio pela frente. E isso pode ajudar a evitar a tristeza ou depressão infantil.

Pais e responsáveis interessados podem inscrever seus filhos nas Escolas de Esportes através dos links abaixo ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer pelo telefone: 3731-4374.

LINKS PARA AS INSCRIÇÕES

Link Escola de Esportes:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe26ravtYsS-qCLgeGo_j1EEnvh9A5r9myOfO26D0V8g7qR3Q/closedform

Link Escola de Ginástica:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6tVj38bgAJewCv0Fkc-kCQj7NDQPkOm_RACSIHND3X9mYxQ/closedform

OBS: Os pais devem preencher o termo de responsabilidade, termo de autorização do uso da imagem e Protocolo disponíveis no site: www.congonhas.mg.gov.br.

Por Reinaldo Silva – SECOM – Prefeitura Municipal de Congonhas

Ultimas Noticias