18.8 C
Conselheiro Lafaiete
sábado, 26 abril 2025

Prefeito Dr Cláudio participa da Formatura da 1° turma do “Projeto Mentoria Cidadã

A Prefeitura de Congonhas esteve representada pelo prefeito, Dr. Cláudio Antônio de Souza (Dinho), na formatura de 18 alunos da 1ª turma do projeto Mentoria Cidadã, da CSN, por meio da Fundação CSN, que ocorreu na noite de quarta-feira (17), em um dos auditórios da Romaria.

Os jovens congonhenses que integram o projeto Garoto Cidadão da Fundação CSN receberam certificado e estão aptos ao mercado de trabalho dentro do programa federal Jovem Aprendiz. Eles serão absorvidos para o primeiro emprego na própria mineradora para aqueles que desejarem. Porém, caso alguns queiram outras opções, podem buscar alternativas em outros seguimentos. Após essa fase, os absorvidos pelo Jovem Aprendiz poderão se tornar profissionais do quadro efetivo da empresa.

O gerente-geral da Fundação CSN, Sr. André Isnard Leonardi, agradeceu a parceria com a Prefeitura e reforçou o desejo de ampliar as ações em outros projetos ligados ao Garoto Cidadão, que já atua no cenário cultural local e regional. Ele disse com entusiamo que não poderia deixar de prestigiar o evento em Congonhas pela sensibilidade do Município no acolhimento das ações sociais e culturais do Garoto Cidadão.

O diretor de Operações e especialista institucional da CSN Congonhas, Marcelo Alexandre Rodrigues Matos, representou a empresa no evento. Ele falou da alegria em poder participar de outras frentes de formação de jovens e adolescentes com o Município e devolver ações sociais que visam beneficiar as pessoas, principalmente quando se trata de preparar os jovens e oportunizar ao primeiro emprego. Ele garantiu as vagas de trabalho por meio do Jovem Aprendiz. O executivo também falou sobre os 17 anos do Garoto Cidadão e incentivou os formandos na busca pela continuidade do aperfeiçoamento profissional e social.

Dr. Cláudio, prefeito de Congonhas, parabenizou os formandos, a empresa e a Fundação CSN. Ele deixou como mensagem o incentivo para que os jovens mantenham a perseverança que tiveram durante a formação e busquem sempre o conhecimento e aprimoramento dos estudos. O prefeito agradeceu também a empresa em se preocupar na qualificação dos jovens da cidade. “O primeiro emprego é muito importante e saber que a empresa se preocupa em qualificar e acolher nossos jovens nos dá a certeza de que caminhamos de mãos dadas para o desenvolvimento, em todos os sentidos, do cidadão e da cidade. Aos jovens formandos, jamais deixem de buscar qualificação e de se manterem firmes e perseverantes”, aconselhou o prefeito.

Sobre o processo de formação dos alunos:

De acordo com nota publicada na página do projeto Garoto Cidadão na internet, “51 jovens de 17 ou 18 anos, integrantes do Garoto Cidadão das unidades de Volta Redonda e Itaguaí (RG), Araucária (PR) e Arcos e Congonhas (MG), vivenciaram durante 4 meses, quatro sessões, com duas horas de duração, entre o mentor voluntário e dois mentorados, e mais quatro treinamentos com especialistas em Recursos Humanos, que levaram temas sobre empregabilidade para todos os jovens. Foram 33 colaborares voluntários de posições de especialista ou gestão e que trabalham em uma empresa do Grupo CSN por pelo menos 1 ano”.

Os adolescentes e jovens integrantes do Garoto Cidadão passam por várias no processo de formação, quando participam de preparação social e têm acesso à cultura, até se formarem no Mentoria Cidadã. O processo de Mentoria se dá com a disponibilização de conteúdo e grade programática, capacitação, encontro com especialista e sessões com mentor e mentorando. Em seguida, eles também são inseridos no programa Jovem Aprendiz. Após essa fase podem entrar para o mercado de trabalho no primeiro emprego.

Por Ascom

Ultimas Noticias