10.1 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 27 junho 2022

Prefeitura de Congonhas através da Semed disponibiliza alimentação para mais 7 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, disponibiliza, em todo período letivo, nutrição balanceada com a alimentação escolar para os mais de 7 mil alunos da rede pública municipal de ensino.

A alimentação ofertada nas escolas é balanceada e garante a todos os alunos, de todas as séries, o atendimento a quase todas as necessidades nutricionais nesta fase da vida. Vale ressaltar que algumas necessidades são muito específicas e devem ser orientadas por especialistas que acompanham o quadro de saúde da criança.

Outro fator interessante da alimentação fornecida nas escolas de Congonhas pela Semed é que busca-se respeitar os hábitos e a cultura alimentar e suas comidas típicas. Os cardápios elaborados pelos nutricionistas levam em consideração a faixa etária de cada aluno, o período em que permanece sob os cuidados da Semed (ensino em tempo integral, creches ou ensino regular) e se há algum estudante que precisa de alimentação especial por causa de alguma necessidade particular comprovada.

A Prefeitura compra muitos gêneros alimentícios da Associação de Pequenos Produtores de Congonhas e reforça a merenda com produtos da agricultura familiar. Assim, também potencializa o desenvolvimento do Município, garante alimentos de qualidade dentro das escolas e amplia a variedade de produtos saudáveis no cardápio semanal para os estudantes.

Toda alimentação é preparada nas escolas pelas equipes de cantineiras que são treinadas e passam, rotineiramente, por cursos de capacitação para as boas práticas de manipulação de alimentos, além do carinho, ingrediente sempre presente e tempero fundamental na alimentação escolar.

Congonhas possui mais de 7 mil alunos na rede pública municipal de ensino. Todos os dias letivos os estudantes experienciam um cardápio diferente, pois ele não se repete ao longo da semana, habitualmente. A estimativa, em 2022, é de disponibilização 325 toneladas para alimentação escolar, sendo 75 delas vindas diretamente da agricultura familiar.
Fotos: Semed:Por Ascom

Ultimas Noticias