19.8 C
Conselheiro Lafaiete
quinta-feira, 28 outubro 2021

Prefeitura de Congonhas volta a realizar blitz educativa contra veículos sujos na cidade

Com objetivo de promover a conscientização dos motoristas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em ação conjunta com a Guarda Civil, a Diretoria de Trânsito e a Secretaria de Gestão Urbana realizou uma operação de fiscalização de entrada de veículos sujos em Congonhas com base no Decreto Municipal 6.094/2014.Este decreto proíbe o trânsito de veículos com potencial de causar danos às pessoas e às vias públicas através da sujeira provocada pela deposição de resíduos de minério.

Motorista do caminhão sendo orientado

A medida está amparada no novo Código de Posturas do município e no Código Nacional de Trânsito. “Não iremos mais permitir tanta sujeira assim o administrador Municipal falou na campanha Eleitoral. Todo dia são retiradas de 5 toneladas a 7 toneladas de pó e lama de minério das ruas de Congonhas”.

ônibus sujos

Em administrações anteriores, houve alguns decretos determinando as Mineradoras a exigir das empresas prestadoras de serviço, fazerem a lavagem dos veículos,antes que adentrem ao centro da cidade.

A iniciativa em épocas anterior, foi batizada de “Guerra contra a poeira”, surgiu após inúmeras tentativas de acordo entre o município, o Ministério Público Estadual (MPE) e representantes das sete mineradoras existentes na região a prefeitura, o objetivo é que as empresas instalem lava-carros nas saídas dos pátios de mineração ou que seja adotado um esquema de revezamento de veículos impedindo que os carros com lama ou poeira saiam das mineradoras.

Blitz na entrada da cidade


Na prática. Desde a semana passada, funcionários da prefeitura estão realizando blitze educativas para conscientizar os motoristas. Quem descumprir a norma será multados, valor que cresce na reincidência e pode levar à cassação do alvará da empresa.

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), uma das maiores mineradoras da região, informou que está orientando seus empregados e fornecedores sobre a importância da limpeza dos veículos que irão circular pela cidade, em respeito ao decreto municipal

Ultimas Noticias