23.4 C
Conselheiro Lafaiete
sábado, 25 junho 2022

Prefeitura de Lafaiete se manifesta sobre Aeroporto das Banderinhas

NOTA À IMPRENSA – AERÓDROMO DE CONSELHEIRO LAFAIETE


Em decorrência das reportagens veiculadas na imprensa, o Município de Conselheiro Lafaiete, por meio da Procuradoria, informa que desde o ano de 2016, o delegatário do aeródromo público de Conselheiro Lafaiete é o Estado de Minas Gerais. No ano passado, em decorrência da emissão de uma ordem de restrição de pousos e decolagens pela ANAC, o Município manifestou tanto à Seinfra, quanto à ANAC e à Secretaria de Aviação Civil, a intenção de assumir, diretamente com a União, por meio de Convênio, a exploração da estrutura.


Nesse sentido, no ano passado, por orientação da SEINFRA e da ANAC, o Município preencheu ficha de declaração das condições do aeródromo, mesmo não sendo o delegatário, enviando o documento ao Governo Federal, para que o aeródromo não fosse fechado.
Em recente fiscalização feita pela ANAC, foi expedido NOTAM, restringindo pousos e decolagens no aeroporto, em razão das condições da pista.
Desde então, o Município vem cobrando a formalização do convênio com a Secretaria de Aviação Civil, para que possa explorar o aeródromo e realizar as intervenções necessárias.


Após reiteradas cobranças, no último dia 30 de agosto, o Estado de Minas Gerais através da SEINFRA oficiou à Secretaria de Aviação Civil para que esta tomasse todas as medidas cabíveis para que o aeroporto possa ser explorado diretamente pelo Município de Conselheiro Lafaiete/MG, por meio de Termo de Convênio de Delegação a ser celebrado entre a SAC/MInfra e o Município.


Em seguida, o Município reiterou à Secretaria de Aviação Civil que o aeroporto é de importância estratégica para desenvolvimento econômico regional e não medirá esforços para que sejam retomadas as suas operações.


*NOTAM (notice to airman) é um documento que tem por finalidade divulgar, antecipadamente, toda informação aeronáutica que seja de interesse direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da navegação aérea.

Em tempo Redação: Conforme parte da nota da prefeitura abaixo,quer dizer que é a Secretária de aviação Civil,sediada em Brasília que não homologou o Convênio?

Desde então, o Município vem cobrando a formalização do convênio com a Secretaria de Aviação Civil, para que possa explorar o aeródromo e realizar as intervenções necessárias.

Ultimas Noticias