13.8 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 27 setembro 2021

Prefeitura requalificar entorno da Matriz N.Sra.da Conceição

Uma ação muito aguardada pela comunidade do bairro, frequentadores da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, pais de alunos do Colégio Piedade e motoristas de toda a cidade e de valorização do patrimônio histórico, a requalificação, em curso, de todas as calçadas e ruas do entorno daquele templo católico, executada com recursos próprios da Prefeitura, será entregue até o final do ano.

Esta obra de requalificação do entorno da Matriz de N. Sra. da Conceição complementa outras executadas na Igreja durante o atual Governo Municipal, que melhoraram a estrutura do prédio, e restauraram os elementos artísticos em 2017. Esta última e outra obra em curso, de pintura das paredes externas e a restauração das esquadrias acontecem graças a recursos do PAC Cidades Históricas.

Todo o calcamento poliédrico das vias no entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição será trocado pelo piso intertravado. Os passeios serão alargados, receberão piso podotátil, pedra quartizito Ouro Preto, que é a mesma utilizada nos passeios da segunda etapa de requalificação da área central de Congonhas, na praça Portugal e adjacências. Na praça Dom Silvério, haverá uma grande calçada que passará inclusive atrás da igreja, em substituição a antiga passagem de veículos. Pedestres poderão atravessar de uma calçada para outra nas faixas de pedestres, sendo uma delas passagem elevada, que dará acesso à Igreja, o que garantirá a todos ampla acessibilidade.

Nesta primeira fase de obras, serão mantidas sete vagas de estacionamento de veículos no portão principal do Colégio Nossa Senhora da Piedade e oito na lateral do colégio. Na praça Sete de Setembro, que entrará em obras assim que a primeira etapa for concluída, também será mantido o estacionamento. O paisagismo atual será mantido e complementado em alguns pontos da área de requalificação.

Neste início de obras, foi retirado o asfalto do prolongamento da praça Dom Silvério no sentido rua Barão de Congonhas (foto em destaque), a base do solo foi substituída. Aquele trecho também será calçado com piso intertravo e ganhará passeios mais largos dos dois lados da rua.

igreja Matriz N.Shra da Conceição

Em frente à igreja, será criada uma rede de drenagem, com a instalação de bolcas-de-lobo, ligada a da rua Padre Antônio Corrêa.

A previsão de entrega da obra de requalificação de todo o entorno da Igreja Matriz de N. Sr. Da Conceição é de seis meses, com expectativa de término antes deste prazo. A empresa responsável pela obra é a empresa Sengel Construções, a mesma que concluiu a edificação do Museu de Congonhas, na UPA 24h e que atua também na requalificação da Romaria. Os serviços são coordenados pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Congonhas.

Trânsito

Neste primeiro trecho de requalificação, a intervenção de trânsito é parcial, compreendendo a praça Dom Silvério até a esquina com as ruas Barão de Eschwege e Barão de Congonhas.  Em seguida, a obra seguirá pela rua Padre Antônio Corrêa, Padre Jacinto e Praça Sete de Setembro (prolongamento da rua Pe. João Pio, do outro lado da igreja).

Ultimas Noticias