OPERAÇÃO DO PROCON APREENDE BEBIDAS E DETERGENTES SUSPEITOS DE FALSIFICAÇÃO EM ITABIRITO – MG
Uma ação incisiva de fiscalização realizada pelo Procon Regional do Codap, na última quarta-feira, 12 de novembro, resultou na apreensão bebidas alcoólicas importadas e nacionais, além de detergente em pó, todos com fortes indícios de falsificação e contrafação, em um estabelecimento comercial de Itabirito.

O fornecedor foi flagrado expondo os itens para venda, que apresentavam um conjunto de irregularidades graves, confirmando a suspeita de comércio ilegal de produtos adulterados.

Foram apreendidos:
• 19 garrafas (500ml) e 2 garrafas (600ml): Bebida do tipo aguardente sem qualquer identificação legal.
• 27 garrafas de Gin Tanqueray (750ml).
• 3 garrafas de Whisky Red Label (1L).
• 2 garrafas de Gin Gordon’s (75cl).
• 1 garrafa de Tequila José Cuervo (750ml – Edição Limitada):.
• 1 garrafa de Whisky Old Parr (1L).
As bebidas presentavam sujidades incomuns no vidro, rótulo e contrarrótulo, lacre de tampa rompido, além de impurezas sólidas visíveis no conteúdo líquido, um forte indício de que o produto não é original.
• 4 caixas de Detergente em Pó OMO (1,6Kg): As embalagens mostravam indícios de contrafação, com as abas das caixas coladas com cola quente. Além disso, a ausência da marca d’água — um sinal de autenticidade — foi notada quando exposta à luz negra.
Todos os produtos apreendidos foram devidamente lacrados e encaminhados à Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), no caso dos itens líquidos, para serem submetidos a uma perícia técnica laboratorial rigorosa, que já expediu laudo, constatando a falsificação. O detergente também será encaminhado para análise.
Os produtos considerados impróprios serão devidamente descartados, conforme determina a lei, visando proteger a saúde e os direitos dos consumidores da região.
O Procon do Codap reforça o rigor na vigilância do mercado para combater o comércio de produtos ilegais.


