13.8 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 27 setembro 2021

Secretária de Saúde aciona Polícia alegando que dados do Computador foram apagados

NOTA DE ESCLARECIMENTO A IMPRENSA

O Município de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal da Saúde informa a população lafaietense, incidente constatado nas primeiras horas desta manhã de 07/07/2021, fato no Hospital Municipal de Campanha, objeto de Boletim de Ocorrência da Policia Militar nº2021-032541679-001. Nesta manhã de 4ª feira, a Secretária Municipal de Saúde, Rita de Kássia da Silva Melo, após ser informada por funcionárias, esteve no Hospital de Campanha e confirmou que entre o fim da tarde do dia 06/07/2021 e a manhã de hoje dia 07/07/2021, que um importante computador de patrimônio nº062056 teve exclusão de ofícios, arquivos digitais inerentes ao Hospital e dados com perda de programas SIS AIH (*), o qual é essencial para o processo de faturamento e alimentação dos dados do SUS – Sistema Único de Saúde, fato que causa enorme prejuízo e imensuráveis transtornos ao Hospital de Campanha.

Que houve desinstalação do Sistema de Gestão de Saúde – SAG, utilizado para compor o processo de faturamento. Outros programas também foram desinstalados na referida máquina, tais como office, any desk, dentre outros. A ocorrência relata indícios de que houve dolo na supressão de banco de dados do sistema da Administração Pública, podendo caracterizar crime que será apurado pelas autoridades policiais. A Administração Municipal lamenta o ocorrido, espera sanar os problemas causados e aguarda que o fato seja apurado pelas autoridades policiais e que a pessoa responsável pelo ato, seja punida na forma da Lei.

(* Sistema utilizado mensalmente pelo Hospital de Campanha para transcrição dos dados das Autorizações de Internações Hospitalares para auxiliar os serviços de saúde no registro da produção hospitalar no SUS, transcrever todos os atendimentos que provenientes de internações hospitalares que foram FINANCIADAS PELO SUS, e possibilitem o recebimento dos pagamentos dos estabelecimentos de saúde).

Ultimas Noticias