A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população para a prevenção ao Câncer Bucal. A campanha Novembro Vermelho foi instituída pela Lei n°13.230/2015 e tem como um dos principais objetivos estimular ações preventivas e educativas relacionadas a conscientização da população. Os exames para rastreamento devem ser feitos a partir dos 40 anos. Procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar sua avaliação e se informe de como fazer o autoexame. Quando diagnosticado no início, o câncer possui altas chances de cura. Previna-se!
DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO
O câncer de boca é um tumor maligno que afeta os lábios e cavidade oral, e está entre os mais incidentes no Brasil, além de estar entre os seis tipos de câncer mais comuns em homens e oitavo nas mulheres. A doença pode ser prevenida de maneira simples e tratada se diagnosticada precocemente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os homens são os mais afetados por esse tipo de tumor na cavidade oral.
Os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca são o tabagismo e o consumo de álcool. Além destes, exposição ao sol sem prevenção, excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV também são condições de maior risco de câncer.
Os principais sintomas são lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca e bochechas, nódulos no pescoço e rouquidão permanente. Em casos mais avançados, a doença pode dificultar a fala, mastigação, deglutição, a movimentação da língua, e dar sensação de que há algo preso na garganta.
Por Ascom