10.6 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 14 agosto 2022

Secretaria de Saúde de Congonhas faz buscas de crianças com até 10 anos que não vacinaram contra Menegite C

A Secretaria Municipal de Congonhas informa que está atendendo a recomendação do Ministério da Saúde para a vacinação contra a Meningite C para crianças com até 10 anos de idade.

A vacina meningocócica C (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010, sendo disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas podem ser vacinadas até os 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias, conforme Instrução Normativa do Ministério da Saúde.

Por causa da diminuição da procura, baixando a cobertura por este imunizante, verificada a partir de 2016 e agravada com a pandemia da Covid-19 que iniciou em 2020, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) considera a necessidade de buscar as crianças e os adolescentes até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, não vacinadas com a vacina meningocócica C (Conjugada), apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade.

A CGPNI também recomenda, neste momento, a vacinação dos trabalhadores da Saúde contra o sorogrupo C, com esquema de uma dose, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.

Em ambos os casos, basta procurar uma Unidade Básica de Referência e agendar a vacina.

Ascom

Ultimas Noticias