10.1 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 27 junho 2022

Semed realiza em Congonhas a Edição do Minas Soletra

Aconteceu na tarde de quarta-feira, (08), a edição do Minas Soletra com a participação de vários alunos da rede pública municipal de ensino de Congonhas, no anfiteatro da Escola Municipal Fortunata de Freitas Junqueira, em uma competição de soletração. O objetivo, para além da competição, é a de promoção e difusão da língua portuguesa, além de incentivo à leitura e ortografia.

O Minas Soletra é uma realização da Aurélio Suenes Imóveis em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Congonhas. O projeto é dividido em três etapas com a participação de vários municípios da região. Em Congonhas, houve uma seletiva nas 17 escolas participantes, envolvendo alunos com idade de 10 a 14 anos, com disputas acirradas e grande participação dos alunos, bem como o envolvimento de professores, diretores e servidores. Cada escola elegeu um estudante representante para a etapa municipal.

No evento da quarta-feira, os 17 alunos competiram entre si com soletração em níveis intermediário e avançado até restar apenas uma estudante campeã, Máyra Eliza Laureano Cerilo, da Escola Municipal Dona Caetana Pereira Trindade, do Alto Maranhão, que vai representar Congonhas na etapa regional do Minas Soletra.

Para o Secretário de Educação de Congonhas, Rodrigo Mendes, é um momento de incentivo aos alunos tanto para a escrita, quanto para a leitura e fala. “Fico muito feliz com o engajamento e grande participação das nossas escolas e, mesmo sabendo que houve uma aluna selecionada, o restante já é vencedor, incluindo aqueles que participaram nas escolas e estão incentivando seus colegas. Por isso, deixo os parabéns para professores, estudantes, servidores e diretores, que fazem da nossa Educação uma referência positiva e cidadã” ressalta.

A etapa regional vai acontecer na cidade polo de Conselheiro Lafaiete com representantes de sete municípios (Congonhas, Ouro Branco, Cristiano Otoni, São Brás do Suaçuí, Jeceaba, Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada). O campeão representa a região na fase final, que acontece em São João Del Rei em data ainda a ser definida.

Participam do Minas Soletra 59 cidades divididas em 6 polos, cujas cidades sedes são: São João Del Rei, Andrelândia, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Oliveira, Lavras e Pará de Minas.

Por Ascom.

Ultimas Noticias