16.9 C
Conselheiro Lafaiete
terça-feira, 19 outubro 2021

Tremores de terra assustam moradores de Itabirito e Ouro Preto

Acuruí-Itabirito

Nesta sexta-feira (7), dois tremores de terra foram sentidos no distrito de Acuruí, em Itabirito, e na localidade do Maracujá, em Ouro Preto, municípios da Região Central de Minas. Uma força-tarefa (formada pelo Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Municipal e Defesa Civil) está neste momento em Acuruí para avaliar a situação.

Estação Ferroviária

De acordo com o site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), os tremores foram de magnitudes de 2.1 graus (o primeiro) e 2.7 graus (o segundo) na escala Ritcher, ou seja, de impacto semelhante à passagem de um veículo grande e pesado.

Normalmente, há quebra de vidros, rachaduras nas paredes e deslocamento de móveis de casa quando a magnitude é acima de 4 graus.

Relatos dão conta de que a comunidade de Glaura (em Ouro Preto) também sentiu os tremores. O fato se deu no fim da tarde e na noite desta sexta-feira.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, de Ouro Preto, cinco ligações foram feitas para a emergência relatando o caso. “Não houve abalo em estruturas nem sequer deslizamentos”, informou a corporação.Também não houve vítimas nem sequer foi relatado danos.

centro histórico de Ouro Preto

Há especulação de que o tremor teria sido causado por uma explosão clandestina de alguma mina. Outra hipótese é um de “sismo natural”. Contudo, nenhuma informação foi confirmada.

Fonte:Radar geral

Ultimas Noticias