23.8 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 23 janeiro 2022

Vacinação contra a Influenza teve início em Congonhas nesta segunda-feira (12)

Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação, a Prefeitura Municipal de Congonhas, por meio da Secretaria de Saúde inicia, nesta segunda-feira (12), a campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1). A vacinação para crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde acontecerá na primeira etapa de vacinação do dia 12/04 ao dia 10/05.

A Secretaria Municipal de saúde informa que a imunização contra a gripe é importante porque evita o colapso do sistema de saúde pública durante a pandemia, auxilia os médicos a diagnosticarem a Covid-19 em pacientes que estão protegidos contra as cepas comuns, entre outros benefícios. Quando o organismo é acometido por um vírus, o sistema imunológico fica vulnerável e a chance do outro vírus adentrar é maior, resultando em um paciente que apresenta a Covid-19 e a gripe comum ao mesmo tempo. Em casos assim, o quadro dos pacientes geralmente é grave, principalmente quando possuem idade avançada ou convivem com doenças crônicas.

Como há muitas pessoas questionando a eficiência das vacinas, é importante compreender que a vacina da gripe é desenvolvida a partir de proteínas dos vírus inativos que, ao entrar em contato com as células do organismo, provocam uma resposta imunológica que cria anticorpos contra futuras infecções.

Dessa forma, neste momento de pandemia, em que devemos fazer de tudo para evitar a sobrecarga aos sistemas de saúde e oferecer proteção aos grupos que são mais vulneráveis, a adesão da campanha pela população continua sendo de suma importância para evitar complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus H1N1.

A Secretaria de Saúde explica a toda população que caso estiver com diagnóstico ou com suspeita de Covid-19, adie a sua vacinação até a sua recuperação total ou pelo menos, 28 dias após o início dos sintomas ou do teste positivo para Coronavírus, se for assintomático.

Para informações sobre a vacinação da Influenza H1N1, podem entrar em contato com a UBS do seu bairro ou com a Central de Vacinas no telefone 3731-6688 ou 3732-1070, Ramal 1740. (Secom)

Ultimas Noticias