19.8 C
Conselheiro Lafaiete
quarta-feira, 16 junho 2021

Acordo bilionário entre Governo de Minas e Vale pode trazer benefícios para a região

Valor será pago como medida compensatória por desastre em Brumadinho 

Desde o desastre de Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019, o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) trabalharam em conjunto para conciliar os interesses em prol da população mineira. Parte dessas ações chegaram ao fim, já que o estado de Minas Gerais assinou, nesta quinta-feira (04/02), o valor a ser pago como medida compensatória com a VALE, empresa responsável pelo desastre ambiental. 

As tratativas compensatórias objetivam reparar, em alguma medida, os danos causados pelo rompimento da barragem e variam entre ações de reparo ambiental, social e econômico. A tentativa de um acordo mais rápido facilita que o valor da indenização chegue aos cofres públicos de maneira ágil, evitando que a judicialização do processo se alongue por anos ou décadas.  

Em pronunciamento feito em 2020, o Governador de Minas, Romeu Zema, afirmou que parte do dinheiro pago pela mineradora será destinado à construção de hospitais regionais, dentre eles, o hospital regional de Conselheiro Lafaite. “Além do hospital de Governador Valadares, eu quero comunicar aqui que dentre as medidas compensatórias que nós teremos com a Vale do Rio Doce pela tragédia de Brumadinho, nós vamos concluir mais 04 Hospitais Regionais, o de Divinópolis, o de Conselheiro Lafaeite, o de Sete Lagoas e também o de Teófilo Otoni” afirmou o governador.  

O valor acordado entre a mineradora VALE e o Governo de Minas foi fechado em R$ 37,68 bilhões, sendo o maior acordo de medida de reparação já feito na América Latina. Segundo o Governo do Estado, esse valor será destinado para melhorias na área da saúde, com a construção dos hospitais regionais, para os municípios da Bacia do Paraopeba e também para os atingidos pelo desastre ambiental. Além disso, pretende-se também investir parte do dinheiro para a infraestrutura, construindo o rodoanel, que ligará por 100km as BR 381 e 040, desafogando o trânsito de grandes centros do Estado. 

A possibilidade de retomada das obras do Hospital Regional é grande. O DEER – Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais já licitou os serviços de uma empresa para fazer uma análise de diagnóstico das obras do Hospital Regional de Lafaiete, sendo que a licitação foi homologada no último 16 de janeiro. Esse é mais um passo para que o Hospital se torne uma realidade.  

Fep.Glaycon Franco com Secretario suúde de MG Carlos Eduardo, quando da visita em Lafaiete garantiu a retomada das obras do Hospital Regional, tão logo fosse liberado o acordo com a Vale.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Glaycon Franco, que foi membro efetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho, comemorou o acordo: “Como membro da CPI de Brumadinho acompanhei de perto os trâmites na ALMG. Passados mais de dois anos do acontecido, finalmente, alcançamos um acordo entre Estado e a VALE. 

Glaycon Franco (deputado estadual PV/MG)

Não poderia deixar de celebrar sabendo que parte do valor pago será destinado à nossa querida Lafaiete, beneficiando toda a região. A finalização do Hospital Regional é a concretização do sonho do nosso povo”, finalizou o deputado, que acompanha de perto todos os trâmites para a concretização do Hospital.   —

Ultimas Noticias

Amalpa vem auxiliando prefeitos com projetos e prestação de serviços

A AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba através do seu Presidente Cláudio Antônio Souza e do Secretário Executivo...

Tatuador é preso por assédio sexual

Conselheiro Lafaiete/MG, 15/06/2021, 11:30 horas, militares compareceram ao bairro Carijós, onde a solicitante relatou que nesta data foi até um estúdio com...

Policia Militar realiza cerco e apreende duas armas de fogo em Carandaí

DURANTE A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÃO BATIDA POLICIAL MILITARES DA 302ª CIA TÁTICO MÓVEL RECEBERAM UMA DENÚNCIA ANÔNIMA, ORIUNDA DA CIDADE DO RIO...

Projeto de Glaycon Franco de doação do prédio da Escola Municipal Professora Nilce Moreira para o município de Lafaiete é aprovado.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deu parecer favorável para o Projeto...