15.8 C
Conselheiro Lafaiete
sexta-feira, 20 junho 2025

Congonhas receberá 1230 doses da vacina contra Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que Congonhas deve receber hoje mais 1230 doses da Coronavac, a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pelo Butantan. Deste total, 660 vacinas fazem parte do lote destinado à segunda dose que será aplicada aos profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento ao coronavírus que foram imunizados em janeiro. As outras 570 doses serão distribuídas aos demais profissionais de saúde.

Na semana passada o governo do Estado divulgou nota informativa com o esquema de vacinação em Minas Gerais. De acordo com a nota, a distribuição da quantidade de doses para cada município foi realizada de acordo com os dados alimentados pelos gestores municipais, nos sistemas de informações federais: Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), Cadastro Nacional da Assistência Social (CadSUAS) e o Departamento de Saúde Indígena – Desai.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as doses de vacinas recebidas até o momento possibilitarão a imunização de 67% dos trabalhadores da saúde.

A nota traz, ainda, o número da população estimada para cada grupo prioritário em Minas Gerais segundo o Ministério da Saúde. Como base de cálculo para esta estimativa foram utilizados os dados do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e o total de trabalhadores de saúde  no estado vacinados na campanha de Influenza em 2020.

Trabalhadores de Saúde dos serviços hospitalares de referência ao atendimento de pacientes COVID-19 e trabalhadores de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS).  – 669.490 pessoas

Pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) – 38.578 pessoas (de acordo com Cadastro do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, 2019 – CadSUAS + margem de erro considerando instituições privadas não registradas.

Pessoas com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas), maiores de 18 anos – 1.160 pessoas. Como não há fonte de cálculo disponível, segundo a nota, os municípios deverão declarar a existência dessas instituições para recebimento da vacina Deficiência autodeclarada e documento que comprove a residência.

População indígena aldeada em terras homologadas, maiores de 18 anos – 7424 pessoas de acordo com dados das doses aplicadas da vacina Influenza em indígenas em Minas Gerais em 2020 e dados do Departamento de Saúde Indígena – DESAI (2021).

A meta de vacinação é 90% da população alvo de cada grupo prioritário.

Secom

Ultimas Noticias