19.9 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 26 junho 2022

Secretaria de Saúde de Congonhas iniciou vacinação em pessoas com 30 anos

Congonhas iniciou nesta sexta-feira (13/08) a imunização de pessoas com idade acima de 30 anos. Grande avanço a ser comemorado, já que a faixa de público que varia entre 30 e 40 anos de idade é a que mais tem se contaminado com o novo coronavírus no Município.

Mas, há outros dados para se comemorar. Com o trabalho das equipes de imunização da Secretaria Municipal de Saúde tem garantido um percentual alto de pessoas vacinadas acima dos 90% preconizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

Nesta semana, ao vacinar pessoas com 34 anos de idade, o percentual de destas que tomaram pelo menos a primeira dose já chegava a quase 60% em números lançados pelo setor de vacinação da Secretaria de Saúde no banco de dados do governo Federal. Este número vai avançar nos próximos boletins epidemiológicos.

Na comparação com dados dos governos de Minas Gerais e Federal, Congonhas está acima da média de ambos, sendo uma das cidades com altos índices de vacinação e eficiência vacinal, quando poucas pessoas precisarão entrar na repescagem da vacina.

Em dados extraídos na manhã desta sexta-feira (13) no opendatasus.saude.gov.br, o Brasil vacinou com primeira dose 107.394.080 pessoas com um percentual de 50,89% de cobertura para uma população de 211 milhões de habitantes, aproximadamente. Em Minas, foram 10.344.801 indivíduos imunizados com a primeira dose, sendo o percentual de cobertura de 49,26% para uma população de 21 milhões, aproximadamente.

Congonhas e a capital, Belo Horizonte, estão vacinando a mesma faixa de idade atualmente, pessoas acima de 30 anos de idade. Em BH, foram aplicadas 1.482.242 vacinas para a primeira dose perfazendo 54% de cobertura vacinal de um total aproximado de 2,5 milhões habitantes. Congonhas já aplicou 30.909 doses dos imunizantes contra o novo coronavírus. O percentual aproximado para uma população de 55 mil habitantes chega a 55,89% de cobertura. Essa eficiência se dá pelo comprometimento da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a segurança sanitária de toda comunidade congonhense ao atender os protocolos emitidos pelas autoridades sanitárias bem como ao PNI.

“Temos realizado um grande esforço, mobilizando vários agentes da Secretaria de Saúde para fazer uma das campanhas de vacinação mais exitosas do nosso Estado, o que nos enche de orgulho. A construção dessa política exige esforço concentrado e uma atenção especial. Isso que foi pedido a todos os servidores, que tem cumprido a missão com muito êxito. As altas taxas de cobertura vacinal vão nos permitir reduzir de forma considerável a transmissão ao término da campanha, permitindo uma retomada segura das atividades de rotina. Também preciso destacar o cuidado na aplicação das vacinas, o que nos permitiu não ter perdido doses e poder, desta forma, avançar na vacinação por idade de forma considerável. Vamos, no mês de setembro, concluir a vacinação de todos maiores de 18 anos e esperamos com isso não mais perder de tantas vidas, que nos causou um enorme sofrimento. Com responsabilidade e muita dedicação vamos superar a Covid e seguir em frente” analisou o prefeito, Dr. Cláudio.

O banco de dados do governo federal (opendatasus) é atualizado ao longo do dia e os números são sempre alterados. A população aproximada de que trata este texto teve como fonte as informações do IBGE com dados de 2020. A Secretaria de Saúde divulga toda semana os dados do Vacinômetro nos canais oficiais do Município.

Texto e foto: Daniel Palazzi – SECOM – Prefeitura de Congonhas

Ultimas Noticias