22.7 C
Conselheiro Lafaiete
quinta-feira, 20 março 2025

EM CONGONHAS VOCÊ E SUA FAMÍLIA TEM ACESSO AO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE

A Prefeitura de Congonhas trata atualmente, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 7 casos da doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões.

Nesse dia 24 de março é comemorado o Dia Mundial do Combate a Tuberculose e o Governo Municipal promove ações de conscientização sobre a doença e suas consequências sociais e econômicas para saúde da população. A data também tem por objetivo dialogar com as propostas, estudos e manejos para o fim da Tuberculose como problema de saúde Pública.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS!
A SMS alerta que tosse por mais de duas semanas, perda de peso, falta de apetite, sudorese noturna, febre no fim da tarde e escarro com sangue podem ser sintomas de Tuberculose e uma avaliação no posto de saúde deverá ser realizada.
A enfermeira do Núcleo de Epidemiologia Congonhas, Luciana de Fátima Gonçalves Aguiar explica que “Tuberculose tem cura, o tratamento pode ser feito no posto de saúde de forma gratuita e deve ser iniciado imediatamente, assim você estará se cuidando e evitando que alguém próximo de você se contamine, uma vez que a doença é transmitida em gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e tosse”.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO:

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas/ Arte: Gustavo Porfírio

Ultimas Noticias