12.2 C
Conselheiro Lafaiete
quinta-feira, 24 junho 2021

Lafaiete e região entra na onda roxa:Confira às 51 cidades

Segundo o governo do estado, a adoção das medidas é importante para o restabelecimento da capacidade assistencial nos municípios e para salvaguardar a rede hospitalar em Minas Gerais como um todo.

A decisão é consenso entre representantes do governo e gestores municipais da área de saúde, e foi tomada durante reunião para apresentar a evolução da pandemia e o agravamento do cenário epidemiológico nas respectivas regiões.

Serviços essenciais

De imediato com duração de 15 dias, nessa fase só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão, com exceção dos trabalhadores envolvidos com as atividades essenciais, deverá ser justificado. A fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

Algumas atividades essenciais, a exemplo de siderurgias, borracharias e serviços de delivery, que precisam funcionar durante a madrugada, não terão restrições do toque de recolher, entre 20h e 5h.

São considerados serviços essenciais: setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem funcionar via delivery); serviços de saúde (atendimento, indústrias, veterinárias, entre outros); bancos; transporte público (deslocamento para atividades essenciais); energia, gás, petróleo, combustíveis e derivados; manutenção de equipamentos e veículos; construção civil; indústrias (apenas da cadeia de atividades essenciais); lavanderias; serviços de TI, dados, imprensa e comunicação; serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios, entre outros).

Pela onda roxa, as normas compreendem: proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

Veja a lista das cidades mineiras na onda roxa:

Centro-Sul: 51 municípios

Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Bom Sucesso, Capela Nova, Caranaíba, Carandaí, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Cipotânea, Conceição da Barra de Minas, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Coronel Xavier Chaves, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Ibituruna, Itaverava, Jeceaba, Lagoa Dourada, Lamim, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Ouro Branco, Paiva, Piedade do Rio Grande, Piranga, Prados, Queluzito, Resende Costa, Ressaquinha, Rio Espera, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas, Senhora de Oliveira, Senhora dos Remédios, Tiradentes

E.m

Ultimas Noticias

Saúde de profissionais da educação é foco de projeto de Glaycon Franco

Na última semana, durante reunião da Comissão de Saúde da ALMG, o PL 2.552/2015, de autoria do deputado Glaycon Franco, que dispõe...

Parceria Prefeitura, Câmara Ouro Branco e Caixa: Prefeitura recurso para pacotão de obras em OB R$ 11 milhões

Desenvolvimento. Na manhã dessa quinta-feira, dia 24/06, um dia histórico para o Município de Ouro Branco. Foi assinado o contrato Finisa 3,...

DOIS HOMENS FICAM FERIDOS EM ACIDENTE COM PEDRAS DE ARDOSIA

Manhã desta quinta-feira por volta de 08:40 h , equipes de bombeiros de Conselheiro Lafaiete foram acionados a comparecer à Rodovia BR...

Babá tira criança da boca de jacaré

ATAQUE ANIMAL Bebê de um ano e oito meses foi resgatado pelo SAMU e...